De acordo com o governador, o complexo vai reduzir o tempo de viagem e reduzir as despesas com combustíveis dos motoristas
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
AMAZONAS|
Nesta sexta-feira (28), o governador Wilson Lima (União Brasil) visitou a etapa final dos trabalhos no Complexo Viário Anel Sul, que já alcança 96% de execução. A duplicação da Estrada do Tarumã, na zona oeste de Manaus, contempla 8,7 quilômetros da via sendo os 8,1 quilômetros já pavimentados.
Para finalização do trecho, restam apenas 600 metros, nas proximidades do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) que já começou a receber a aplicação da primeira capa asfáltica durante a vistoria desta sexta-feira (28).
Segundo Wilson Lima, o Complexo Viário Anel Sul (antiga Avenida do Turismo) irá desafogar o trânsito da avenida Torquato Tapajós. A via vai atender a atual demanda dos veículos da zona norte da cidade, proporcionando um novo caminho com destino ao Centro da capital. O complexo vai reduzir o tempo de viagem e, consequentemente, reduzir as despesas com combustíveis dos motoristas.
No novo trecho preparado pelo governo do estado, das oito paradas e baias, destinadas a embarque e desembarque de passageiros, seis já foram finalizadas. Os serviços de terraplanagem, drenagem e obras de arte, foram concluídos.
Em fase de encerramento também estão os serviços de paisagismo, iluminação, sinalização e pavimentação com aplicação da segunda capa asfáltica no trecho entre a ponte da Bolívia e o Polo Moveleiro.
Juntos, os anéis Sul e Leste interligarão o Distrito Industrial ao aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias BR-174 (Manaus-Presidente Figueiredo) e AM-010 (Manaus-Itacoatiara), tirando de circulação veículos pesados que trafegam pelas principais vias da cidade.
O Anel Leste inicia no trevo da avenida Cosme Ferreira com a avenida Norte-Sul, passando pelo Ramal do Brasileirinho em direção à avenida Margarita, até o Museu da Amazônia (Musa). Um corredor viário com extensão total de 18,3 quilômetros está em construção, contemplando duas pistas, com 10,8 metros de largura, sendo três faixas de 3,6 metros cada, passeios laterais com dois metros de calçada e canteiros de até cinco metros.
Ao longo do trecho estão sendo implantadas 22 baias para paradas de ônibus; oito galerias, sendo duas passagens de faunas subterrâneas e duas aéreas; cinco pontes e a implantação de uma ciclovia com 5,6 quilômetros e três metros de largura, com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.
Nesta etapa estão em andamento os serviços de terraplanagem e drenagem, além da construção do trevo completo com passagem de nível, quatro alças internas e quatro externas, que permite a circulação de veículos em todos os sentidos das vias. As alças possuem largura de 7,5 metros e as pontes com dimensões de 10,8 metros de largura por 54,6 metros de extensão, localizadas na avenida dos Oitis, sobre o Eixo Norte-Sul.
Ambas as obras são executadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
Foto Pablo Medeiros
Com informações Assessoria de Comunicação Governo do Estado
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.
Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.
Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.
Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.
Deixe um comentário