AO VIVO
Executivo - 29 de maio de 2025
Foto: Divulgação

Wilson Lima, Tarcísio e Mauro Mendes discutem pautas ambientais com secretários estaduais do setor

Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente completa, em 2025, 40 anos de atuação como referência na política ambiental brasileira

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Os governadores do Amazonas, Wilson Lima, de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do Mato Grosso, Mauro Mendes, do Mato Grosso, se reuniram, nesta quarta-feira (28/05), com membros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que completa 40 anos em 2025. O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.

Entre 28 e 30 de maio, a capital paulista sedia o Congresso Ambiental (CAMBI 2025), organizado pela Abema. No encontro, a convite do governador Tarcísio de Freitas, Wilson Lima defendeu a necessidade de assegurar o desenvolvimento da Amazônia protegendo o meio ambiente, mas garantindo que a população do estado tenha acesso a serviços básicos.

“Nós estamos vivendo um momento que mais uma vez a Amazônia, ganha destaque com a realização da COP30. Mais do que nunca é importante reforçarmos que o bioma amazônico não é apenas para ser preservado, mas é preciso entender que ele é um território produtivo, de gente e de cultura, e que a Amazônia pode contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, afirmou o governador Wilson Lima.

Durante sua participação, o governador defendeu a ampliação dos investimentos em tecnologias sustentáveis, infraestrutura e cadeias produtivas como a do açaí, cacau, pesca manejada e bioeconomia florestal, capazes de gerar renda e manter a floresta em pé. Para ele, a Amazônia deve ser vista como um espaço produtivo, e não apenas como uma área a ser protegida.

O governador Wilson Lima também alertou para a urgência de tornar acessível a promessa internacional de US$ 100 bilhões anuais para financiamento climático, e reforçou que os estados devem ter gestão direta sobre esses recursos, com foco em ciência, inovação e energia renovável.

Desafios

Recebido por Tarcísio de Freitas, o governador Wilson Lima participou da mesa de debates ao lado de outras autoridades e representantes dos órgãos estaduais de meio ambiente, incluindo o vice-presidente da Abema, o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.

Durante o congresso, serão debatidos temas como água e saneamento, agro e floresta, infraestrutura e demandas para a COP 30.

A programação do encontro incluirá discussões sobre desafios logísticos da Amazônia, o financiamento de projetos sustentáveis, a necessidade de integração entre modais de transporte e a modernização do transporte fluvial com uso de energia limpa.

A assinatura da aliança entre os governadores representa mais um passo na construção de uma agenda conjunta para o fortalecimento das políticas públicas ambientais, conectando desenvolvimento regional, preservação da biodiversidade e geração de oportunidades para as populações locais.

#Wilson Lima

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/06
18:52

BOLSONARISTAS PETISTAS

Pela primeira vez desde 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados em apoio popular, com 35% cada, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho. A queda dos petistas coincide com a crescente reprovação ao governo Lula, enquanto o apoio a Bolsonaro se mantém estável, mesmo após seu julgamento no STF. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.

19/06
18:42

DISPENSA DE LICITAÇÃO

A Prefeitura de Manaus contratou, sem licitação, a empresa MIRAX Segurança LTDA. por R$ 20,7 milhões para serviços de vigilância armada e desarmada. A dispensa se baseia na nova Lei de Licitações, alegando situação emergencial. O contrato visa proteger bens públicos e garantir o funcionamento dos órgãos municipais. A empresa é sediada em Manaus e atua desde 2019 no setor de segurança privada.

19/06
17:55

SELIC INFLAÇÃO

O Banco Central elevou a Selic para 15% ao ano, maior nível desde 2006, visando conter a inflação persistente. A medida, porém, encarece o crédito, reduz o consumo e pode comprometer o crescimento econômico. O BC projeta um PIB de 1,9% em 2025, abaixo da estimativa de 2,2% do mercado. A alta da taxa pode pressionar ainda mais a atividade econômica no país.

19/06
17:47

IRREGULARIDADES LDO 2026

O conselheiro Josué Cláudio, do TCE-AM, deu prazo de cinco dias úteis para que a Câmara de Manaus se manifeste sobre possíveis irregularidades na tramitação da LDO 2026. A representação, feita pelo vereador José Ricardo, aponta ausência de audiências públicas. O pedido de medida cautelar foi negado inicialmente. A decisão está publicada no Diário Oficial nº 3574, de 16 de junho.

12/06
19:10

CMM PASSAFÁCIL IDOSO

A Prefeitura de Manaus recuou da tentativa de aprovar o Projeto de Lei nº 242/2025, que tornaria obrigatório o uso do cartão PassaFácil por idosos no transporte coletivo. A proposta foi retirada da pauta pelo líder do prefeito, vereador Eduardo Alfaia, após críticas no plenário. Parlamentares de diversos partidos chamaram o projeto de retrocesso. O Executivo justificou a medida como forma de combater fraudes, mas reconheceu a necessidade de mais diálogo.

Ver mais >>

Programas