Mais de 40 secretarias e órgãos estaduais reuniram serviços no bairro São José, neste sábado
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O governador Wilson Lima acompanhou, neste sábado (14/9), a abertura da 14ª edição do programa Governo Presente, desta vez no bairro São José, zona leste da capital. Aproximando serviços básicos da população, 46 secretarias e órgãos estaduais foram reunidos na Escola Estadual Ernesto Penafort, espaço que além de sediar o programa, teve a revitalização feita pelo Governo do Amazonas entregue para a população.
“Nós estamos entregando mais uma escola revitalizada. No nosso governo foram mais de 450 escolas reformadas e isso é importante porque melhora o ambiente de trabalho do professor, a aprendizagem para o aluno. A questão de manutenção dos ar-condicionados, revitalização de quadras, tudo isso é importante para dar condições para que o aluno se sinta mais motivado a estar na sala de aula”, afirmou o governador Wilson Lima.
Na edição passada, realizada no bairro Grande Vitória, na zona leste de Manaus, o Governo Presente alcançou a marca de 7,7 mil atendimentos. Em sete edições realizadas desde julho foram mais de 47 mil pessoas contempladas nas zonas norte, sul, leste e oeste da capital amazonense. No São José, os atendimentos iniciaram às 8h e seguem até às 14h.
De acordo com o governador Wilson Lima, o objetivo do Governo Presente é promover a cidadania e levar mais dignidade à população, principalmente em áreas da capital onde existe mais carência por serviços básicos.
Revitalização
A unidade de ensino atende 1.575 alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e recebeu serviços de pintura, elétrica, hidráulica, além de manutenções gerais como troca de vidros, aparelhos de ar-condicionado, esquadrias, serralheria, limpeza no sistema de esgoto, entre outras melhorias. O valor investido na obra foi de R$ 450 mil, sendo a 464ª escola revitalizada pela atual gestão.
O estudante Nael Martins, de 35 anos, é morador da área e é um dos alunos da unidade de ensino. Ele reconheceu a importância da revitalização para a comunidade.
“Eu quero agradecer essa atenção do governador Wilson Lima. A nossa escola é muito maravilhosa e com essa revitalização, está muito lindo, a cozinha, as salas, os recursos que são dados para nós alunos é magnífico. Quero agradecer de coração”, afirmou
Além da obra entregue, o Governo Presente, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), deu continuidade às inscrições para aplicação das avaliações do Provão Eletrônico. Orientações sobre atualização cadastral e informações dos programas educacionais também foram disponibilizadas pelo “Seduc Atende”.
Vagas de emprego
Na 14ª edição do Governo Presente, a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) divulgou a oferta de 30 vagas de emprego com entrevistas feitas no local para uma rede de fast-food. Pela primeira vez o Governo do Amazonas deu a oportunidade para que pessoas com perfil da vaga pudessem sair da ação com o primeiro emprego garantido.
Além disso, a Setemp oferece outros serviços como cadastro no Sine, encaminhamento para vagas de emprego, cadastro na Carteira do Artesanato e orientação para Carteira de Trabalho Digital, etapa importante para quem busca uma vaga de emprego.
“Quero me inserir no mercado de trabalho. É importante ainda mais para as pessoas da minha faixa etária. Para mim um projeto desse é importante porque abrange toda a comunidade, muitas pessoas precisam de um emprego assim como eu”, disse Luciana Oliveira, de 48 anos.
Serviços:
Suhab
Orientações sobre o programa Amazonas Meu Lar; renegociação de dívidas, encaminhamento ao cartório, consulta de processos e emissão de boletos.
SSP
Atendimentos para solicitação da Carteira de Identidade Nacional; agendamentos.
Sema
Castração de cães e gatos; agendamentos e vacinações
SES-AM
Atendimentos com médicos especialistas; exames de aferição e pressão arterial.
FVS-AM
Testes rápidos para IST’s.
FUnATI
Orientações sobre o órgão e campanha de envelhecimento saudável.
Sejusc
Linhas de crédito pelo projeto Empreender no Envelhecer; emissão da Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Carteira da Pessoa com Deficiência; Pronto Atendimento Virtual (PAV); Crédito Inclusão; Passe Legal; 2ª via de Registro de Nascimento; atendimentos psicológicos e jurídicos.
Seas
Atendimento psicossocial e do Crédito Rosa.
Procon-AM
Orientação aos consumidores e recebimento de denúncias.
Afeam
Liberação de crédito para microempreendedores pelo Mais Crédito Amazonas; orientações sobre linhas de financiamento.
Detran-AM
Inscrições para cursos da Escola Pública de Trânsito; entrega de certificados de cursos; entrega de carteiras do “CNH Social”; serviços e informações de habilitação; licenciamento anual, transferência, CRLV-E, parcelamento de dívida.
Defesa Civil
Distribuição de materiais educativos; orientações sobre segurança e prevenção de desastres.
FPS
Cadastro no programa Crédito Solidário.
Sect
Abertura de processos de títulos definitivos; orientação e informações para regularização fundiária.
ADS
Feira de produtos regionais; doação de 5 toneladas de peixes.
Idam
Entrega de kits de sementes de hortaliça; inscrições para Carteira do Produtor Rural.
Sepror
Distribuição de mudas frutíferas; degustação de alimentos pelo Programa de Combate à Perda e Desperdício.
Cetam
Serviços de corte de cabelo, massoterapia e esmaltação.
Cigás
Entrega de cheques da campanha “Faça a conta. Use GNV!”
SEC
Atividades recreativas para crianças.
Amazonprev
Regularização do Censo Previdenciário para servidores ativos, aposentados e pensionistas; emissão de contracheque, consulta ao Portal do Segurado, acompanhamento de processos.
CGE
Divulgação de mecanismos de auditoria.
Fapeam
Divulgação de atividades do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I); exposição de portfólios.
Cosama
Distribuição de copos e água tratada.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário