AO VIVO
Executivo - 22 de outubro de 2024
Foto: Reprodução/ Internet

Wilson Lima destaca ampliação de assistência com ações do Saúde Presente e Carreta da Saúde

Em nove meses, as estruturas itinerantes realizaram mais de 33 mil atendimentos na capital e em municípios do interior, aproximando o acesso a exames de saúde para a população

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governador Wilson Lima (União Brasil) acompanhou, nesta terça-feira, 22, os serviços ofertados pela Carreta da Saúde no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, destacando a importância da ação para ampliar a assistência dentro dos bairros. Em nove meses, as estruturas itinerantes realizaram mais de 33 mil atendimentos na capital e em municípios do interior, aproximando o acesso a exames de saúde para a população.

“O nosso objetivo é fazer com que esses serviços possam ser acessíveis naquelas áreas onde as pessoas enfrentam uma maior dificuldade. Nesse mês de outubro nós estamos dando prioridade aos exames de mamografia e praticamente zeramos a fila de atendimento. Hoje, quando se entra na regulação ou faz um pedido desse exame, o paciente não espera mais de 24 horas para ter o resultado”, afirmou.

Na capital, duas carretas estão em funcionamento na zona norte. Uma delas está instalada no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, na Comunidade Jesus Me Deu, bairro Colônia Terra Nova. A segunda foi fixada no estacionamento da Maternidade Azilda da Silva Marreiro, no bairro Cidade Nova, juntamente com o Tomógrafo Móvel.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), as duas carretas disponibilizarão 4.590 exames de imagens entre mamografia, ultrassonografia e tomografia. Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, até o dia 8 de novembro.

“A carreta da saúde é uma ação que proporciona chegar mais perto de onde o cidadão mora. Ela é móvel, então as áreas onde a gente detecta que precisa ter maior acesso à saúde, a carreta está lá”, reforçou a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.

As carretas oferecem os exames de ultrassonografia de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica. Já o tomógrafo disponibiliza os exames de tórax, abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.

A confeiteira Cláudia Bastos, de 48 anos, aproveitou a ação na Comunidade Jesus Me Deu para fazer exames de ultrassonografia na Carreta da Saúde. Ela já utilizou o serviço em outras oportunidades e considera o procedimento de extrema importância dentro dos bairros.

“A minha experiência com a carreta é ótima. Todas as vezes que eu venho, eu consigo um bom atendimento. O governo está de parabéns. Para mim realmente tem sido de grande eficácia”, disse Cláudia.

Saúde Presente

Durante a visita, o governador Wilson Lima também apresentou um balanço das ações realizadas no mutirão Saúde Presente. A primeira edição da caravana realizou, do dia 8 a 18 de outubro, mais de 18 mil atendimentos no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

No local, três unidades móveis, sendo duas carretas e o ônibus da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), disponibilizaram mamografia, ultrassonografia e tomografia, além de exames laboratoriais, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, consultas médicas, entre outros serviços.

Leia mais: Wilson Lima apresenta balanço de 5,5 mil carteiras emitidas pelo governo

#Wilson Lima Saúde Presente Carreta da Saúde

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas