AO VIVO
Executivo - 06 de outubro de 2024
Foto: Divulgação

Wilson Lima conquista o interior do AM e impõe desafios para a esquerda em 2026

A eleição municipal de 2024 no Amazonas consolidou o governador Wilson Lima como uma das principais forças políticas do estado, com seu partido, o União Brasil (UB), vencendo em 24 prefeituras

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A eleição municipal de 2024 no Amazonas consolidou o governador Wilson Lima como uma das principais forças políticas do estado, com seu partido, o União Brasil (UB), vencendo em 24 prefeituras. Esse resultado coloca em xeque os planos de nomes tradicionais da política amazonense, como David Almeida, Eduardo Braga e Omar Aziz, todos representantes da ala esquerda no estado, que agora enfrentam o desafio de superar a rejeição em Manaus e conquistar o eleitorado do interior para 2026.

Segundo os números da tabela de prefeituras conquistadas, além do UB, partidos aliados ao governador, como Progressistas (PP), Podemos e Republicanos, também saíram vitoriosos em várias cidades, fortalecendo o bloco de apoio de Wilson Lima e complicando ainda mais as chances dos opositores. Ao todo, somando os partidos da base aliada, a hegemonia de Lima no interior se torna ainda mais evidente.

Wilson Lima

Composição por Partido nas Prefeituras do Amazonas:

•   União Brasil (24): Liderado por Wilson Lima no Amazonas, o UB dominou a disputa pelas prefeituras, confirmando sua força e apoio no interior. Lima, que governa o estado desde 2019, conseguiu expandir sua influência para fora de Manaus, onde já tem controle significativo. O desempenho do UB coloca Wilson como peça central nas próximas eleições estaduais.

•   MDB (13): Sob a liderança de Eduardo Braga, o MDB ainda mantém sua relevância política, mas está cada vez mais encurralado pela ascensão de Wilson Lima. Eduardo Braga, um dos caciques políticos mais tradicionais do estado, deve agora buscar recompor sua base aliada para manter sua viabilidade eleitoral em 2026.

•   Republicanos (9): Aliado de Wilson Lima, o Republicanos garantiu nove prefeituras, consolidando sua participação na base do governo estadual. Esse avanço reforça o crescimento do partido em alinhamento com as pautas do centro-direita, impulsionado pela popularidade de Lima no interior.

•   PSD (6): O PSD, liderado no Amazonas por Omar Aziz, conseguiu eleger seis prefeitos. Embora Aziz tenha uma longa carreira política e seja um dos maiores aliados de Lula no estado, o seu partido ainda precisa de um trabalho estratégico para fazer frente ao crescente domínio de Wilson Lima.

•   PL (3): O Partido Liberal, alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, garantiu três prefeituras. Caso Capitão Alberto Neto vença o segundo turno em Manaus, o PL se tornará a principal base de apoio da direita na capital e poderá servir como trampolim para a reeleição de Bolsonaro em 2026, consolidando a capilaridade do bolsonarismo no Amazonas.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas