AO VIVO
Executivo - 03 de julho de 2024
Foto: Site O Poder

Wilson Lima anuncia suporte às esquipes da competição ‘XPrize Rainforest’

O governador do Estado e o secretário de economia verde do MDIC, destacam a importância da competição internacional ser realizada no Amazonas

Por: Pricila de Assis
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), participou nesta quarta-feira (03), da cerimônia de abertura em Manaus da final da competição internacional XPRIZE Rainforest | Florestas Tropicais, destacando a importância da iniciativa. Ele enfatizou a chegada de especialistas, pesquisadores e estudantes de renomadas universidades para apresentar soluções inovadoras aos desafios da região, especialmente os relacionados às mudanças climáticas.

O evento marca a presença de seis equipes internacionais finalistas que testarão tecnologias para mapear a biodiversidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro. O governador assegurou que o estado está fornecendo suporte integral às equipes participantes, com uma força-tarefa de 100 servidores de diversas áreas.

“Estamos muito felizes em poder ter a final de um prêmio como este do XPrize, sendo um prêmio que tem reconhecimento mundial. Ficamos felizes quando o mundo mediante ações como essa vem pisar no solo amazonense e buscando entender a realidade do caboclo, o indígena, o pescador, o ribeirinho. Temos equipes do corpo de bombeiros e rocam envolvidos como apoio para estes cientistas, além da estrutura da área de saúde, meio ambiente e cultura, para ocorrer tudo bem durante a competição”, disse.

De acordo com secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, ressalta a importância do conhecimento da biodiversidade da Amazônia para a agricultura sustentável, produção industrial e aspectos culturais.

“Bom para o Amazonas, para o Brasil, receber uma competição internacional deste porte, que vai identificar a biodiversidade da floresta. A biodiversidade é indispensável para o futuro da humanidade, para ter uma agricultura mais sustentável, entre outros aspectos da vida humana. É de grande importância o apoio do MDIC e INPA, para o ingresso destes gênios, dos dados coletados das equipes, enriquecendo o conhecimento brasileiro da biodiversidade, sendo instrumento na socio bioeconomia no país”, explica.

Competidor do Amazonas

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), por meio do Providence+, é um dos seis finalistas da competição XPRIZE Rainforest. O IDSM é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para o diretor técnico-Científico do Instituto Mamirauá, Emiliano Ramalho, explica que a tecnologia apresentada pela equipe Providence+, que tem como base a Tecnologia desenvolvida no âmbito do Projeto Providence, é desenvolvido e liderado pelo Instituto Mamirauá e pela Universitat Politècnica de Catalunya – Barcelona Tech – UPC, da Espanha.

“Estarmos entre esses finalistas é super importante, porque esta é a maior competição de tecnologias para monitoramento de biodiversidade do mundo. Além do reconhecimento do trabalho realizado pelo Instituto na direção de desenvolver tecnologias que permitam o monitoramento de biodiversidade, especialmente na Amazônia, mas também em outros biomas”, justifica.

A equipe do Providence+ passará o próximo ano desenvolvendo e refinando a tecnologia para a fase final da competição. O objetivo é identificar o maior número de espécies possíveis em um período de 24 horas e utilizar os dados coletados para ter visões sobre conectividade, mudanças climáticas, interações e riqueza de espécies.

“O projeto Providence, que é o núcleo da tecnologia que vem sendo desenvolvido no âmbito da competição. Esta tecnologia permitirá, num futuro muito próximo, o monitoramento da Amazônia inteira”, destaca.

Para o futuro, o diretor do Mamirauá, espera que a ferramenta seja integrada pela comunidade global para fazer um monitoramento muito mais ágil.

“Para as informações sobre a biodiversidade geradas no monitoramento serem usadas não só pelos tomadores de decisão, mas também pelas populações”, finalizou.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/07
12:28

INVESTIMENTO MORADIAS

O governador Wilson Lima pagou cinco milhões e quinhentos mil reais para cento e setenta e oito famílias das comunidades Sharp e Manaus 2000, no Programa Amazonas Meu Lar, na última quinta-feira (18). O pagamento inclui bônus de sessenta mil reais, auxílio de seis mil e seiscentos reais e bolsa moradia de três mil e trezentos reais. A ação faz parte do Prosamin+, que já reassentou mais de mil e trezentas famílias e investiu cento e vinte e dois milhões de reais desde 2022. A próxima fase do programa, iniciada em 15 de julho de 2024, oferece subsídios para entrada em imóveis financiados com FGTS.

22/07
12:22

PROPOSTA DE CIDADE

Projeto de Lei nº 014/2024, do deputado Roberto Cidade (União Brasil), propõe criar as Comunidades Turísticas Sustentáveis (CTS) e o Selo Amazonense de Turismo Sustentável na Assembleia Legislativa do Amazonas. O objetivo é promover o turismo sustentável e apoiar as comunidades locais, oferecendo benefícios como linhas de crédito e capacitação técnica. O selo terá validade determinada pelo Executivo e precisará ser renovado periodicamente.

22/07
12:22

GASTO NO CAREIRO

A Prefeitura de Careiro da Várzea destinou quase R$ 250 mil para a reforma da Unidade Básica de Saúde Lucilene Batista do Vale, contratando a empresa P.R. Serviços de Reformas Prediais Ltda. O contrato foi assinado pelo prefeito Pedro Duarte Guedes em 8 de julho de 2024. A empresa tem capital social de R$ 10,5 mil e está localizada em Manaus, atuando na reforma predial. O contrato inclui a emissão da nota de empenho pela Secretaria Municipal de Finanças e a publicação dos documentos necessários no Diário Oficial e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

22/07
12:20

MULHERES NO PARLAMENTO

Beruri, no Amazonas, é uma das 45 cidades brasileiras com maioria feminina no parlamento municipal em 2020, sendo a única do estado com essa característica. Das 5,5 mil cidades do país, menos de 1% têm maioria feminina nas câmaras municipais. A Câmara de Beruri conta com 9 parlamentares, dos quais 5 são mulheres. Apesar das mulheres serem maioria no eleitorado e em cargos de mesários, a representatividade feminina na política é limitada.

22/07
12:19

APAGÃO VIRTUAL

Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, afetou empresas e serviços em vários países, incluindo o Brasil. No país, os problemas começaram a ser reportados às 8h, impactando serviços da Microsoft e sistemas de bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan. A Azul Linhas Aéreas também informou possíveis atrasos em voos devido a falhas no sistema de reservas.

Ver mais >>

Programas