AO VIVO
Executivo - 07 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação

Wilson fortalece alianças com PL e Bolsonaro de olho no Senado em 2026

Esse movimento aproxima Wilson Lima de Alfredo Nascimento, presidente estadual do PL, ao mesmo tempo pode reduzir a força política do deputado federal Alberto Neto, outro nome cotado para disputar o Senado

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Com as eleições de 2026 no horizonte, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), já começa a articular sua possível candidatura ao Senado Federal. Para isso, o mandatário do Estado intensifica suas relações com o Partido Liberal (PL) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A estratégia inclui a possibilidade de entregar uma pasta do governo estadual ao PL, sendo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) uma das principais opções em consideração. Esse movimento aproxima Wilson Lima de Alfredo Nascimento, presidente estadual do PL, ao mesmo tempo pode reduzir a força política do deputado federal Alberto Neto, outro nome cotado para disputar o Senado.

Em declarações recentes, Lima confirmou conversas com Alfredo Nascimento, Valdemar Costa Neto (presidente nacional do PL) e Jair Bolsonaro. Segundo ele, o objetivo é entender como o PL pode contribuir para suas pretensões políticas. “O partido será, sem dúvida nenhuma, um parceiro muito importante em 2025”, afirmou à Coluna Sim & Não do Jornal A Crítica.

No entanto, o caminho de Lima pode encontrar obstáculos. Alberto Neto, em entrevista, destacou que tem a intenção de disputar o Senado e que a decisão final dependerá da Executiva Nacional do PL e de Bolsonaro.

Com essa movimentação, Wilson Lima busca se consolidar como uma alternativa à direita amazonense na disputa pelo Senado, garantindo apoio de figuras estratégicas e ampliando sua base política.

Blog do Botelho

Leia mais: Bolsonaro critica investigação da Justiça Federal contra soldado israelense em férias no Brasil

#GOVERNO #Bolsonaro Wilson #alianças

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/06
18:52

BOLSONARISTAS PETISTAS

Pela primeira vez desde 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados em apoio popular, com 35% cada, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho. A queda dos petistas coincide com a crescente reprovação ao governo Lula, enquanto o apoio a Bolsonaro se mantém estável, mesmo após seu julgamento no STF. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.

19/06
18:42

DISPENSA DE LICITAÇÃO

A Prefeitura de Manaus contratou, sem licitação, a empresa MIRAX Segurança LTDA. por R$ 20,7 milhões para serviços de vigilância armada e desarmada. A dispensa se baseia na nova Lei de Licitações, alegando situação emergencial. O contrato visa proteger bens públicos e garantir o funcionamento dos órgãos municipais. A empresa é sediada em Manaus e atua desde 2019 no setor de segurança privada.

19/06
17:55

SELIC INFLAÇÃO

O Banco Central elevou a Selic para 15% ao ano, maior nível desde 2006, visando conter a inflação persistente. A medida, porém, encarece o crédito, reduz o consumo e pode comprometer o crescimento econômico. O BC projeta um PIB de 1,9% em 2025, abaixo da estimativa de 2,2% do mercado. A alta da taxa pode pressionar ainda mais a atividade econômica no país.

19/06
17:47

IRREGULARIDADES LDO 2026

O conselheiro Josué Cláudio, do TCE-AM, deu prazo de cinco dias úteis para que a Câmara de Manaus se manifeste sobre possíveis irregularidades na tramitação da LDO 2026. A representação, feita pelo vereador José Ricardo, aponta ausência de audiências públicas. O pedido de medida cautelar foi negado inicialmente. A decisão está publicada no Diário Oficial nº 3574, de 16 de junho.

12/06
19:10

CMM PASSAFÁCIL IDOSO

A Prefeitura de Manaus recuou da tentativa de aprovar o Projeto de Lei nº 242/2025, que tornaria obrigatório o uso do cartão PassaFácil por idosos no transporte coletivo. A proposta foi retirada da pauta pelo líder do prefeito, vereador Eduardo Alfaia, após críticas no plenário. Parlamentares de diversos partidos chamaram o projeto de retrocesso. O Executivo justificou a medida como forma de combater fraudes, mas reconheceu a necessidade de mais diálogo.

Ver mais >>

Programas