Proposta foi destacada durante encontros nos bairros Coroado e Santa Luzia
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
As 12 Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (UPAs) 24 horas que serão implantadas por Roberto Cidade (União Brasil), caso ele seja eleito prefeito de Manaus, terão consultas, exames, medicamentos e equipe multidisciplinar. A informação foi destacada durante a passagem do “Trio elétrico da Mudança” pelas Avenidas Beira Mar e Beira Rio, no bairro Coroado, zona Leste da capital amazonense.
“Manaus é a única entre as dez maiores capitais do Brasil que não tem nenhum pronto-socorro ou UPA municipal. Fortaleza, Salvador, Curitiba, Recife, Palmas, todas essas têm. O prefeito de Manaus virou as costas, não faz a sua parte e quer terceirizar os problemas”, afirmou Roberto Cidade.
O Plano de Governo dele prevê implantar UPAs em todas as zonas da capital, sendo quatro na zona Norte, três na zona Sul, duas na zona Leste e uma nas zonas Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste. As unidades irão oferecer exames de laboratório e de imagem, como raios-x, ajudando a reduzir a fila de espera por esse tipo de procedimento.
Cidade também promete reestruturar a rede de oferta de medicamentos gratuitos de forma eficiente e humanizada, além de executar o Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB) para reestruturar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Muitas vezes, a pessoa chega numa UBS, não tem médico, aí mandam ir lá pro 28 de Agosto, pro Platão. Se pelo menos tivesse alguma UPA perto de casa, a gente conseguiria ser atendido em qualquer horário”, afirmou a autônoma Ângela Cristina, 50 anos, moradora do bairro Santa Luzia, na zona Sul.
Ainda na noite de hoje, Roberto Cidade participou de uma mobilização no bairro Santa Luiza, zona Sul da cidade, e de um encontro com idosos no Diamond Centro de Convenções. Nos encontros, Cidade também deu detalhes das propostas para criar o Auxílio Municipal permanente no valor de R$ 150 para 50 mil pessoas e ampliar e armar a Guarda Civil Municipal.
Pala manhã, o candidato se reuniu com mais de cinco mil jovens e participou de uma mobilização na zona Norte com centenas de apoiadores, na qual 1.500 veículos foram adesivados. As atividades tiveram a presença do candidato a vice-prefeito, Coronel Menezes (Progressistas), do deputado estadual Rozenha e de candidatos ao cargo de vereador.
Coligação “Manaus Merece Mais”
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil e do Progressistas, fazem parte da coligação “Manaus Merece Mais” o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). (gere matéria com base nas informações fornecidas
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário