AO VIVO
Executivo - 09 de fevereiro de 2022
Foto:

União Brasil: destino de filiados do PSL e DEM ainda é indefinido no Amazonas

Além disso, o vereador Amom Mandel – dado como certo no União Brasil – e o ex-governador Amazonino Mendes ainda não confirmaram suas filiações

Por: Brendo
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Um dia após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter aprovado, por unanimidade, a fusão do Democratas (DEM) e do Partido Social Liberal (PSL), que resultou no União Brasil, agora a maior bancada da Câmara Federal com 81 deputados, o site O PODER conversou com filiados das antigas siglas e possíveis filiados do novo partido, para saber como ficará o cenário político no Amazonas.

Alguns integrantes do antigo PSL veem a fusão com bons olhos, mas há quem prefira não comentar o assunto. Há, ainda, a possibilidade de deputados ‘bolsonaristas’ deixarem a legenda para seguir o presidente Jair Bolsonaro no Partido Liberal (PL).

O vereador Diego Afonso (PSL), por exemplo, observa a fusão com otimismo. “Me sinto muito confortável. A gente não teve nenhuma orientação, o procedimento é após a homologação e publicação no Diário Oficial da União (DOU). Nós já estávamos aguardando isso e agora é trabalhar para fortalecer o partido, é o projeto nacional e estadual, e eu me incluo. Estamos aguardando as definições de comando, que até o momento não tivemos”.

O deputado estadual Delegado Péricles, também do PSL, afirmou por meio de assessoria de imprensa, que segue aguardando definições partidárias e, por isso, prefere não se pronunciar oficialmente se permanecerá ou não na nova legenda.

A equipe de reportagem d’O PODER tentou entrar em contato com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino – até então presidente estadual do DEM – e com o deputado federal Pablo Oliva, que era do PSL, mas não obteve resposta até o fechamento desta.

No dia 31 de janeiro Avelino chegou a confidenciar que pretende deixar o comando da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e se candidatar ao cargo de deputado federal. Na oportunidade, ele disse que quer trabalhar pelo Amazonas e “pelo seu povo”.

Filiação

Em outubro do ano passado, a União Brasil havia confirmado como filiado o vereador Amom Mandel e fez o convite ao ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes. Porém, ambos não confirmaram suas filiações.

“Ainda não há uma confirmação. Estamos mantendo diálogo com a executiva nacional para alinhar os detalhes técnicos da provável filiação; aguardamos também a definição da Executiva Estadual, os termos do convite e a data para filiação. A data provável para essa definição é para o dia 15 de fevereiro”, afirmou Amom.

Já a assessoria de imprensa de Amazonino Mendes disse que não tem data definida para a filiação. O ex-governador deve retornar a Manaus no final deste mês e até lá, será definido o dia e o local da filiação.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/07
12:40

CONVENÇÃO EM ITACOATIARA

Na noite de sábado, 20 de julho, o Podemos realizou uma convenção em Itacoatiara para oficializar Arnoud Lucas como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O evento reuniu milhares de pessoas e anunciou 31 candidatos a vereador pelo Podemos e PMB. O vereador destacou a necessidade de mudança e participação popular, reforçando o compromisso com o progresso da cidade.

23/07
12:39

VICE DE ALBERTO NETO

Em entrevista ao site O Poder, neste sábado (20), o deputado federal Alberto Neto (PL) revelou que seu pré-candidato a vice será da mesma ideologia política, da direita, e não há chances de ser vice do pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil). Neto destacou a lealdade à direita e a Jair Bolsonaro, e anunciou que a convenção do Partido Liberal (PL) está prevista para 3 de agosto, onde serão oficializados a chapa majoritária e os candidatos a vereador.

23/07
12:37

CONVENÇÃO EM PAUINI

No sábado, 20, mais de 2 mil pessoas compareceram à convenção partidária do “Bloco de Evolução do Município” (Coligação do Bem) em Pauini. O prefeito Renato Afonso (PSD) teve seu nome confirmado como candidato à reeleição, compondo a chapa com o vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL). A coligação tem o apoio do União Brasil e dos Progressistas. O prefeito destacou os avanços realizados e a necessidade de continuar o projeto de evolução do município.

23/07
12:36

CANDIDATURA HISTÓRICA

Neste domingo, 21 de julho, o União Brasil realizou uma convenção em Rio Preto da Eva, reunindo 10 mil pessoas. A professora Socorro Nogueira foi oficializada candidata à prefeitura e João Queiroz a vice. É a primeira vez que uma mulher se candidata à prefeitura no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e mensagens de figuras nacionais.

23/07
12:33

CIDADE CRESCE

Um novo estudo eleitoral divulgado pelo Instituto Pontual Pesquisas nesta segunda-feira (22) revela o crescimento nas intenções de voto do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) na corrida para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Segundo a pesquisa realizada entre 14 e 18 de julho de 2024, Roberto Cidade, posicionado em terceiro, subiu de 9,0% para 12,8% em comparação com o levantamento anterior de abril deste ano. David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%. Alberto Neto (PL) tem 8,5%, em quarto lugar.

Ver mais >>

Programas