PAÍS | O TRF-4 determinou em medida cautelar, nesta segunda-feira (22), o afastamento do juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pela Lava Jato no estado. Appio é suspeito de ser autor de ligação com ameaças ao filho do desembargador Marcelo Malucelli. Decisão não é definitiva, visto que o mérito não foi […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS |
O TRF-4 determinou em medida cautelar, nesta segunda-feira (22), o afastamento do juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pela Lava Jato no estado.
Appio é suspeito de ser autor de ligação com ameaças ao filho do desembargador Marcelo Malucelli.
Decisão não é definitiva, visto que o mérito não foi julgado, e o magistrado terá 15 dias para apresentar defesa prévia.
Em abril, Malucelli travou processo de revogação do mandado de prisão do advogado Rodrigo Tacla Durán, que fora determinada pelo novo juiz da Lava Jato.
Admirador de Lula, tendo mesmo doado para sua campanha no ano passado, Appio revogou o mandado de prisão para incluir Tacla Durán no programa federal de testemunhas protegidas, após o advogado ressuscitar o suposto caso de extorsão envolvendo Sergio Moro (União Brasil) e Deltan Dallagnol (Podemos).
Mais cedo nesta segunda, sem relação com o caso Tacla Durán, Appio assumiu que assinava no sistema eletrônico da Justiça federal como LUL22 em ato de militância.
Ele também revelou como pretende apagar todo o legado da Operação Lava Jato, a partir de um caso de suposto grampo na cela do doleiro Alberto Yousseff em 2014.
Foto: Tribunal Federal do Paraná/Divulgação
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.
O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.
O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.
O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.
Deixe um comentário