Pré-candidato a prefeito de Manaus sugeriu um grande acordo partidário para o combate às notícias falsas nas eleições deste ano
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) acatou, nesta quinta-feira (24), a sugestão do partido Avante, apresentada pelo presidente estadual da legenda, pré-candidato a prefeito de Manaus David Almeida, de elaborar um grande acordo pela manutenção de um ambiente eleitoral imune à disseminação de notícias falsas (fake news). O Avante propôs a um Termo de Compromisso dos Partidos Políticos, por uma eleição limpa.
“A corte eleitoral acatou a representação do Avante, de uma compromisso partidário contra as fake news. Não queremos que a população seja enganada.Não queremos que o eleitor que vai escolher o próximo prefeito seja enganado novamente como aconteceu de forma criminosa nas eleições de 2018”, disse David Almeida, durante live.
Desde que foi chamado a assumir o posto de governador do Amazonas, em 2017, David Almeida vem sendo vítima de uma artilharia pesada de fake news disparadas pelos adversários políticos. Para combater as notícias falsas que já influenciaram negativamente nas eleições gerais de 2018, o então candidato ao governo do Estado chegou a acionar a Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral contra os ataques que sofreu naquele ano.
Assim como nos últimos dias desse mês de setembro, há 3 anos os ataques com fake news foram disparados de forma coordenada por grupos de fora do Estado, que distribuíam os conteúdos falsos publicados em portais e blogs nas redes sociais e, principalmente, por meio de grupos de WhatsApp locais.
“A internet está cheia de gente criminosa. Pessoas pagas por grupos de interesse para tentar manchar macula a vida das pessoas de bem. Elas lançam notícias mentirosas para manchar a vida das pessoas. Eu fui vítima de uma avalanche de notícias mentirosas, em 2018. Hoje não respondo a nenhuma representação na Justiça. O Ministério Público arquivou todas as denúncias contra mim. Era tudo mentira”, afirmou David Almeida.
Termo de compromisso
Hoje, a proposta de acordo com todos os partidos leva em consideração o Regimento Interno da Justiça Eleitoral do Amazonas, que estabelece, entre outras atribuições, a competência para zelar pela perfeita execução das normas eleitorais; do mesmo modo, o fato que, em democracias ocidentais consolidadas, já se verificou a manipulação de notícias, combinada com o impulsionamento por robôs e perfis automatizados, bem como o direcionamento de mensagens a perfis de indivíduos previamente identificados, no afã de amesquinhar a normalidade e a legitimidade do prélio eleitoral.
David argumentou, ainda, na proposta encaminhada ao presidente da Corte Eleitoral, desembargador Aristoteles Thury, que imperiosa realização de eleições íntegras, em consonância com as exigências democráticas da Constituição da República, na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Convenção Americana de Direitos Humanos, na Carta Democrática da Organização dos Estados Americanos, bem como no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos.
“É mais do que necessário se evitar a possibilidade de replicação de práticas criminosas como são as fake news, que já mostraram mundo afora os prejuízos que elas causam às cidades, aos Estados e países. Em período eleitoral, essa prática é, talvez, o pior crime contra as democracias. Elas distorcem a liberdade do voto do eleitorado e a formação de escolhas conscientes por parte dos cidadãos”, disse.
Para ele, é mais do que necessário que os partidos políticos se comprometam com a realização de eleições limpas e que ajudem a Justiça Eleitoral no combate ao crime de notícias falsas.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário