Flexibilizar Lei Antidrogas facilita vida dos traficantes, afirma a liderança paulistana
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS
A descriminalização do porte de drogas para uso pessoal pode ser liberada, nesta quarta-feira (24), pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O julgamento está na corte desde 2015 e pede a suspensão de um artigo da Lei Antidrogas que proíbe o armazenamento, plantio e transporte de drogas para uso pessoal.
Até agora, três ministros votaram a favor da derrubada de um artigo que criminaliza usuários: Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes.
A decisão do STF pode implicar nos julgamentos penitenciários e também nas ações antidrogas. Como afirma o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), que assina coluna da Folha de S. Paulo, escreveu:
“Implica facilitar e muito a vida dos traficantes —além de incentivar, sobretudo os jovens, o uso de substâncias que causam dependência química”.
Nunes ainda argumenta que com a flexibilização da Lei Antidrogas o trabalho realizado em torno da Cracolândia, para recuperação de dependentes e eliminação do trafico estará totalmente perdido.
“Como prefeito de São Paulo, não posso deixar de me manifestar sobre um tema da maior urgência: a possível flexibilização da Lei Antidrogas. Isso porque, caso ocorra, entendo que estamos atenuando a percepção da gravidade sobre a dependência química e prejudicando o exaustivo trabalho que temos feito na direção da recuperação dos usuários e punição aos traficantes”, pontuou.
O prefeito também recapitulou todos os investimentos realizados entre a prefeitura e governo de São Paulo em prol dos dependentes como o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siats), o Serviço de Cuidados Prolongados, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e os Caps Álcool e Drogas.
“Além disso, são 1.022 vagas no Programa Redenção e mais 1.300 das comunidades terapêuticas, parceiras do governo do estado e que estão disponibilizadas também para a prefeitura”.
O trabalho para dependentes, segundo o prefeito, inclui os 35 CAPs Álcool e Drogas que são formados por equipes multidisciplinares, compostas por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem, entre outros profissionais que trabalham de maneira integrada aos outros equipamentos da rede de proteção.
Foto Divulgação
Com informações O Antagonista e Folha de S. Paulo
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário