AO VIVO

Senadores de Roraima buscam solução para impasse que proíbe exportação de alimentos para a Venezuela

PAÍS | Os senadores Mecias de Jesus e Hiran Gonçalves estiveram nesta quinta-feira (15), no Ministério das Relações Exteriores para tratar sobre a proibição da exportação de alimentos imposta pelo governo venezuelano. A determinação proíbe a entrada de gêneros alimentícios do Brasil. Essa medida súbita e sem tratativas prévias vem causando prejuízos aos empresários roraimenses, […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS |

Os senadores Mecias de Jesus e Hiran Gonçalves estiveram nesta quinta-feira (15), no Ministério das Relações Exteriores para tratar sobre a proibição da exportação de alimentos imposta pelo governo venezuelano. A determinação proíbe a entrada de gêneros alimentícios do Brasil.

Essa medida súbita e sem tratativas prévias vem causando prejuízos aos empresários roraimenses, principalmente devido à perda de cargas perecíveis retidas na fronteira.

De acordo com o senador Mecias de Jesus, a situação atual está impactando negativamente as exportações brasileiras, representando um entrave que não era visto há muito tempo nas relações comerciais entre os dois países. “A classe produtora buscou apoio da bancada federal para relatar as dificuldades enfrentadas na exportação de produtos para a Venezuela, impasse que se arrasta desde janeiro de 2023”, explicou.

Segundo os empresários afetados, mais de 6 mil toneladas de produtos estão armazenadas em galpões na fronteira, com o risco de perda de outras cargas. Somente em Boa Vista/RR, estima-se que a perda de carga possa atingir até 200 carretas, causando prejuízos inestimáveis tanto para os empresários quanto para a economia de Roraima, já que a Venezuela é responsável por 80% da balança comercial do estado.

As exportações direcionadas à Venezuela são de extrema importância para a balança comercial de Roraima, como demonstram os valores de anos anteriores. De acordo com o senador Hiran, não há motivos para esse bloqueio. “É fundamental ressaltar que todas as empresas brasileiras estão legalmente habilitadas para exportar seus produtos, possuindo os selos de inspeção federal, o que torna incompreensível a medida prejudicial imposta pelo governo venezuelano”, disse Hiran.

Além das questões comerciais, um bom relacionamento econômico entre os países também seria uma forma de retribuição por parte do governo venezuelano. “O Brasil tem oferecido suporte significativo durante a crise migratória, acolhendo e investindo em prol das vidas venezuelanas. Diante desse contexto, espera-se que haja empenho e sensibilidade por parte das autoridades para solucionar definitivamente essas questões, que são de grande importância para o Estado de Roraima”, destacou Mecias de Jesus.

Uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (26), com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para apresentar todos os entraves e dar um andamento na questão.

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas