AO VIVO

Senador do Piauí chama presidente de “Dilmo” e diz que medida vai criar crise na economia

Ciro também fez críticas à nota da Petrobras por não ter esclarecimentos reais com a mudança da politica de preços

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), criticou através de suas redes sociais, nesta terça-feira (16), a decisão da Petrobras em modificar a política de preços dos combustíveis, para atender promessas do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em suas declarações, Ciro chamou o presidente de “Dilmo”, em referência à ex-presidente da República Dilma Roussell.

– Reestatização a Eletrobras, acabar com o marco do saneamento via decreto, aplaudir o MST e vaiar o Agro, atacar o BC (sempre!) e agora decretar que o petróleo não é em dólar, mas em real. O Lula 3 na economia é o Dilma 3 com velocidade hipersônica. É a velocidade de criar um abalo na economia brasileira que o Dilma 3 demorou 6 anos em muito menos tempo. Só não vão criar pedaladas porque o Congresso não irá deixar passar a proposta do PT de revogar a Responsabilidade Fiscal. Pois até isso tentaram – escreveu o senador, no Twitter.

Ciro também twittou sobre a ausência de clareza no anúncio da Petrobras referente ao fim da paridade nos preços e as políticas que deverão ser adotadas para definir a nova marcação da empresa.

celso twitter

 

O anúncio

A Petrobras comunicou nesta terça, que não adotará mais a chamada política de paridade de importação (PPI), mecanismo que estava em vigor desde o governo Temer, em 2016.

Por causa da PPI o preço do petróleo e dos combustíveis derivados dele, como gasolina e diesel, seguiam as variações do dólar e do mercado internacional.

Foi destacada pela empresa em seu comunicado que “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.

A companhia anunciou que, com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística, e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil.

A empresa não esclareceu, como manterá a precificação, caso o dólar aumente, tendo em vista que o Brasil não é autossuficiente em petróleo, e que ao praticar preços abaixo do mercado, estes outros distribuidores e importadores deverão sofrer problemas e provavelmente sairiam do país, causando desabastecimento.

Foto Internet

Com informações do Pleno.News

celso nogueira dilmo dólar petróleo #Combustíveis precificação #Lula #Petrobras Dilma

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas