AO VIVO

Sem Paulo Guedes, Kassab vira o “posto Ipiranga” de Tarcísio em SP

São Paulo – Um dos “sonhos” do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) era contar com o ex-ministro Paulo Guedes no seu quadro de secretários. Não imaginava, porém, que encontraria no secretariado outro “posto Ipiranga” para chamar de seu. Guedes foi apelidado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “posto Ipiranga” como referência ao comercial de TV no qual um homem apontava o […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

São Paulo – Um dos “sonhos” do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) era contar com o ex-ministro Paulo Guedes no seu quadro de secretários. Não imaginava, porém, que encontraria no secretariado outro “posto Ipiranga” para chamar de seu.

Guedes foi apelidado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “posto Ipiranga” como referência ao comercial de TV no qual um homem apontava o posto de gasolina como detentor das respostas para todas as perguntas.

O apelido surgiu durante a campanha eleitoral de 2018, na qual Bolsonaro, então candidato à Presidência da República, empurrava para Guedes todos os questionamentos relativos ao seu plano econômico.

Aliados bolsonaristas de Tarcísio começaram a chamar de “posto Ipiranga” o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD). Assim como Bolsonaro, que o lançou ao governo paulista, Tarcísio tem empurrado as demandas de sua gestão para Kassab, conhecido pela ampla capacidade de articulação política.

Reservadamente, bolsonaristas têm reclamado da pouca atenção dedicada por Tarcísio ao grupo que o ajudou a se eleger em São Paulo. Eles, que esperavam uma linha direta de contato com o governador, têm se deparado com pedidos do próprio Tarcísio para que levem suas demandas para Kassab.

Descontentamento

O descontentamento dos aliados bolsonaristas surgiu logo no início do governo, com a falta de cargos nos primeiros escalões. As reclamações se agravaram com a falta de prestígio na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde Tarcísio nomeou perfis mais moderados para presidente e líder de governo por influência de Kassab.

Para tentar fazer frente ao secretário de Governo, os políticos têm se ancorado na figura de Arthur Lima, secretário da Casa Civil e ideologicamente alinhado com o bolsonarismo. Nos bastidores, Lima e Kassab travam uma “guerra fria” para ver quem tem mais influência sobre o governador.

 

Brasil exercício

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas