AO VIVO
Executivo - 23 de setembro de 2020
Foto:

Quinze gestores de administrações de Amazonino têm contas reprovadas pelo TCE

Os nomes constam na lista atualizada encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado ao Tribunal Regional Eleitoral, nesta terça-feira (22)

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) enviou, nesta terça-feira (22), para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), uma nova lista com os nomes dos gestores públicos que tiveram suas prestações de contas reprovadas pelo órgão. A equipe do site O PODER analisou as 32 páginas do documento e constatou que 15 gestores que participaram das administrações do candidato à Prefeitura de Manaus, Amazonino Mendes, quando prefeito (2009-2012) e governador (2017-2018), tiveram suas contas reprovadas pela Corte de Contas.

Um dos nomes ligados a Amazonino, José Aparecido dos Santos, nos anos de 2009 e 2010, teve suas contas reprovadas pelo tribunal de contas, quando gestor na Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab). Ele também teve suas contas rejeitadas pelo órgão, em 2011, quando esteve na Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Outro nome bastante conhecido na gestão de Amazonino quando prefeito de Manaus, Vicente de Paula Queiroz Nogueira teve suas contas reprovadas, em 2010, quando esteve a frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed). No mesmo ano, ele também teve prestação de contas envolvendo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) recusada pelo órgão.

De acordo com o TCE-AM, a lista encaminhada ao TRE-AM é apenas de ordenadores de despesas que tiveram as contas rejeitadas pelo colegiado, o que não os torna gestores inelegíveis. “Somente a Justiça Eleitoral pode decretar a inelegibilidade”, enfatizou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

Confira atualização da lista com gestores que tiveram contas reprovadas pelo TCE-AM

Isto porque o nome do candidato a vice-prefeito de Manaus, Orsine Júnior, pela chapa do candidato à Prefeitura de Manaus, capitão Alberto Neto, também figura a lista. Orsine foi, durante a gestão de Amazonino Mendes, enquanto governador, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur). Segundo a lista, ele teve a prestação de contas de 2018 rejeitada pelo colegiado.

A secretária de Comunicação da gestão de Amazonino enquanto prefeito, Celes Calpúrnia Borges Melo, teve as contas de 2012 reprovadas, e o então secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Silva Lima, teve as contas de 2011 e 2012 reprovadas.

Apesar de uma atualização da lista ter sido feita pelo TCE-AM, nesta terça-feira, onde 55 gestores foram excluídos, a partir da interposição de recursos com efeito suspensivo ou pedidos de cautelares acatados pela presidência do tribunal de contas, os nomes ligados a Amazonino Mendes acima citados, permanecem figurando o documento.

Esclarecimento

Em nota, Orsine Júnior informou “que suas contas ainda não foram julgadas e não lhe pode ser imputada culpa”. Além disso, o pré-candadito disse que “a prestação de contas do convênio em questão, foi celebrado ainda na gestão anterior a dele”. “Ou seja, quando o órgão era gerido por outro secretário de Estado e não na gestão de Orsine Júnior”.

Ele ressalta, também, que “é preciso lembrar que o ex-secretário está a disposição do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e vem prestando todos os esclarecimentos à Corte de Contas”.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas