AO VIVO
Executivo - 18 de março de 2024
Foto: Reprodução

Putin comandará Rússia até 2030, após contestada reeleição com 87%

Líder russo diz que não se deixará intimidar, após vitória com percentual histórico de suposta popularidade

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Com resultado histórico e contestado por líderes de nações ocidentais, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, exaltou sua reeleição histórica, neste domingo (17), com 87,3% dos votos, para seguir conduzindo o maior país do mundo até o ano de 2030. E advertiu que o país não se deixará intimidar por quem quer esmagar a Rússia, que trava uma guerra que alerta o Ocidente, após invadir a Ucrânia, em 2022.

“Não importa quem nos quer intimidar ou quanto, não importa quem nos quer esmagar ou quanto […], nunca ninguém conseguiu fazer nada assim na história. Não funcionou hoje e não vai funcionar no futuro”, disse Putin, aos 71 anos.

Nas redes sociais, governos e autoridades de países ocidentais como os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e a Eslováquia contestaram a vitória de Putin, citando censura, prisão e violência contra seus opositores.

Putin reagiu dizendo que já esperava as críticas dos países ocidentais. “Achavam que nos aplaudiam? Estão a lutar conosco num conflito armado. O seu objetivo é conter o nosso desenvolvimento. É claro que eles estão prontos para dizer qualquer coisa”, afirmou o presidente russo, que obteve apoio de líderes da China, Bolívia, Cuba e Venezuela.

‘Nem livres, nem justas’

O conselheiro de Comunicações de Segurança da Casa Branca, John Kirby, concluiu que “a ideia de eleições livres e justas na Rússia é um nome impróprio”.

Já o secretário de Estado das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, lembrou que a Rússia promoveu eleição contestável até na Ucrânia invadida. “As urnas foram fechadas na Rússia, após a realização ilegal de eleições em território ucraniano, falta de escolha para os eleitores e nenhum monitoramento independente da Osce. Não é assim que se parecem eleições livres e justas”, disse.

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, que chamou  a vitória de Putin de “pseudoeleição, nem livre, nem justa”. “O governo de Putin é autoritário, ele depende da censura, repressão e violência. As ‘eleições’ nos territórios ocupados da Ucrânia são nulas e sem efeito e outra violação do direito internacional”, criticou.

“As ‘eleições’ da Rússia careciam de justiça e liberdade de escolha. O processo encenado nos territórios ocupados da Ucrânia é uma grave violação do direito internacional e nunca poderá ser reconhecido pela comunidade internacional.”, disse  Zuzana Čaputová, presidente da Eslováquia.

 

*Com informações do Diário do Poder

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas