AO VIVO
Executivo - 27 de dezembro de 2021
Foto:

Prosamin+ vai gerar até 11 mil empregos, impulsionar o empreendedorismo feminino e capacitar mão de obra

Novo programa social e ambiental do Governo do Amazonas vai proporcionar aquecimento do mercado de trabalho nas comunidades.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus|AM

O Governo do Amazonas estima a geração de 11 mil postos de trabalhos diretos e indiretos com as obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que começam a ser executadas no início de 2022. O novo programa implanta a política de gênero como inovação, abrindo espaço para a inclusão feminina, não apenas nas obras como também impulsionando o empreendedorismo. E mais uma novidade: dará oportunidade de capacitação e contratação de pessoas das comunidades onde as obras estarão sendo executadas.

 

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com contrapartida do governo estadual, o Prosamin+ terá pelo menos cinco frentes de obras durante quatro anos, envolvendo uma área de 340 mil m² ao longo do Igarapé do 40, entre as zonas sul e leste de Manaus. As obras do Prosamin são gerenciadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas.

 

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, as duas primeiras obras, já com licitação em andamento, devem gerar juntas 2 mil empregos diretos e indiretos.

 

“Trata-se da construção de duas quadras habitacionais, uma com 72 apartamentos na avenida Lourenço da Silva Braga, na Cachoeirinha, e outra com 32 apartamentos, na avenida General Rodrigo Otávio, Japiim, ambas na zona sul. As duas licitações avançaram nesta semana com a abertura e análise da documentação entregue pelos concorrentes”, explicou. As primeiras frentes serão construídas com recursos da contrapartida estadual.

 

Outras duas frentes de obras preveem juntas 8 mil ocupações diretas e indiretas, segundo ele. A frente de obra 1 é a principal do projeto, que compreende o trecho entre o conjunto Nova República e a Comunidade da Sharp, com previsão de 6 mil empregos diretos e indiretos. Já o outro contrato, que vai contemplar o trecho entre o conjunto Nova República e a Manaus 2000, terá próximo de 2 mil ocupações.

 

As obras envolvem urbanização, com a construção de parques, sistema viário, esgoto sanitário, sistema de água tratada, conjuntos habitacionais e drenagem urbana com a construção de canais a céu aberto em todo o curso do Igarapé do 40, entre a avenida Rodrigo Otávio, na zona sul, e a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste.

7317c807 d9cb 4449 90bd d3dfab39df65

O programa prevê ainda uma quinta frente de obras, esta para dar manutenção nos canais já construídos por meio do Prosamin I e II. Serão mais de mil postos de trabalho diretos e indiretos gerados com essas obras, que envolvem limpeza, desobstrução e reparos dos revestimentos e sistema de drenagem dos canais. Para as contratações diretas pretende-se dar oportunidade, principalmente, às pessoas das comunidades alcançadas pelo programa, que serão capacitadas pelas empresas contratadas para atuar nas frentes de obras.

 

“O Prosamin+ vai gerar emprego não somente para as pessoas que têm qualificação e que estão desempregadas hoje, como também para aquelas que estão na área de intervenção do programa”, adianta Marcellus Campêlo.

 

Política de Gênero e Diversidade – De acordo com subcoordenadora de Assistência Social da UGPE, Viviane Dutra, uma das inovações do novo programa é a inserção da Política de Gênero e Diversidade. Com isso, as empresas contratadas pelo Prosamin+ terão como compromisso oportunizar mão de obra feminina em seus canteiros, assim como nas ações de capacitação para atuar nas obras. O programa também prevê o incentivo ao empreendedorismo, reservando para as mulheres pelo menos 50% das vagas nos pontos comerciais que serão construídos por meio do Prosamin+.

 

“O programa tem metas de capacitação de mulheres e de geração de empregos tanto na fase de obras quanto na parte de empreendedorismo, que é a disponibilização de pontos comerciais para elas nas áreas de intervenção do programa. A gente tem como meta entregar pelo menos 96 boxes comerciais para mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade social. Além disso, das 225 oportunidades de capacitação que vamos gerar, pelo menos metade será para mulheres”, explica Viviane Dutra.

 

Programa – O novo Prosamin+ tem recursos de aproximadamente R$ 542 milhões, resultantes de financiamento do BID e contrapartida do Estado. O programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

 

Estima-se que mais 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, nas zonas sul e leste, seja com habitação segura ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.

Sobre a UGPE – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas