Inflação elevada e taxa de desemprego alta no país colaboram para queda de consumo, segundo analista do PIM
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS
Foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (13), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, que mostrou a queda na produção das indústrias do Amazonas de 14,2%.
O resultado mostrou que o Amazonas teve a pior retração na indústria, quebrando o ciclo de crescimento de produção, que chegou a 22,03% nos meses anteriores.
No mesmo período de 2022, o Amazonas teve resultado totalmente diferenciado quando registrou acréscimo de 11,2% em sua produção. O efeito deste ano, no estado, levou a avaliação nacional ter um desempenho de queda maior.
Segundo Bernardo Almeida, analista da PIM Regional, outras atividades também impactaram o resultado da indústria amazonense, como de bebidas e de outros equipamentos de transportes.
“Essa retração é explicada pelo desempenho aquém do setor de equipamentos informática e de eletrônicos, bastante influentes no estado”, explicou.
A pesquisa também mostrou o recuo de produção industrial nacional em 15 locais pesquisados, que alcançou 0,6% e que além do Amazonas o indica a segunda maior perda o estado de Pernambuco (-5,5%).
Dez dos 15 locais pesquisados acompanharam as taxas negativas dos estados em abril: Ceará (-3,7%), Minas Gerais (-3,0%), Região Nordeste (-2,4%), Paraná (-2,2%), Rio de Janeiro (-1,8%), Goiás (-1,5%) e Espírito Santo (-1,2%) também mostraram taxas quedas mais intensas do que a média nacional (-0,6%), enquanto São Paulo (-0,2%) completou o conjunto de locais com índices negativos em abril de 2023.
Na contramão dos saldos negativos, somente o Rio Grande do Sul (2,2%) que obteve o avanço na indústria De acordo com Almeida, isso é afetado com a instabilidade econômica do país.
“Esse espalhamento regional da retração da indústria é reflexo de uma atmosfera ainda de incertezas no setor”, comentou.
“A conjuntura que o país atravessa, uma inflação ainda elevada, um desemprego ainda em um patamar considerado alto, com contratações ainda aquém do necessário impacta diretamente o poder de compra das famílias, e por consequência, a cadeia produtiva da indústria” complementou.
Desde a década de 1970, a PIM Regional produz indicadores de curto prazo, relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação.
Mensalmente, divulga índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional e, também para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste.
Os resultados da pesquisa também podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.
Foto Divulgação
Com informações IBGE
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário