Desde janeiro, Lula e Fernández se reuniram 4 vezes
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS
Na próxima segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá Alberto Fernández, o presidente da Argentina.
Na programação divulgada pelo Planalto, Lula e Fernández tratarão dos principais temas da agenda bilateral dos países. Em seguida, o governo brasileiro oferecerá um almoço ao líder argentino no Palácio do Itamaraty.
Os argentinos enfrentam uma grave crise econômica, com desvalorização do peso, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação no país chegou a 104% ao ano.
Como parceiros comerciais, Lula tem buscado articular iniciativas de ajuda aos vizinhos, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras ao país.
Desde janeiro, Lula e Fernández se encontraram 4 vezes. Além do encontro na posse de Lula, o presidente brasileiro fez, no final de janeiro, uma visita oficial à Argentina, que foi sua 1ª viagem internacional do mandato.
Fernández, foi outras duas vezes a Brasília: uma para se reunir diretamente com Lula, em maio, e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.
Foto Divulgação
Com informações Poder 360
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário