AO VIVO
Executivo - 05 de agosto de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Premiê de Bangladesh renuncia e governo interino será formado

Sheikh Hasina fugiu para a Índia

Por: Agência Brasil
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (5) e fugiu do país, segundo fontes, depois que mais pessoas foram mortas em um dos piores episódios de violência desde o nascimento da nação sul-asiática há mais de cinco décadas.

O chefe do Exército, general Waker-Us-Zaman, disse – em um discurso televisionado – que Hasina, de 76 anos, deixou o país e que um governo interino será formado.

Segundo a mídia, ela voou em um helicóptero militar com sua irmã e estava indo para a Índia. O canal de televisão CNN News 18 informou que o aparelho  aterrissou em Agartala, a capital do Estado de Tripura, no nordeste da Índia.

A agência de notícias Reuters não pôde verificar imediatamente os relatos.

Imagens de televisão mostraram milhares de pessoas nas ruas da capital, Daca, em júbilo e gritando slogans. Milhares de pessoas também invadiram a residência oficial de Hasina, “Ganabhaban”, gritando palavras de ordem e mostrando sinais de vitória.

Imagens de TV mostraram multidões nas salas de estar da residência, e algumas pessoas puderam ser vistas carregando televisores, cadeiras e mesas do que era um dos edifícios mais protegidos do país.

Fuga

“Ela fugiu do país, fugiu do país”, gritavam alguns. Os manifestantes em Daca também subiram em uma grande estátua do líder da independência, Sheikh Mujibur Rahman, pai de Hasina, e começaram a esculpir a cabeça com um machado.

Estudantes ativistas haviam convocado uma marcha para a capital, Daca, na segunda-feira, desafiando um toque de recolher nacional para pressionar Hasina a renunciar, um dia depois que confrontos em todo o país mataram quase 100 pessoas. Cerca de 150 pessoas foram mortas em protestos em julho.

Nesta segunda-feira (5), pelo menos seis pessoas foram mortas em confrontos entre a polícia e manifestantes nas áreas de Jatrabari e Daca Medical College, informou o jornal Daily Star. A Reuters não pôde verificar imediatamente o relato.

A cidade de Bangladesh foi tomada por protestos e violência que começaram no mês passado depois que grupos de estudantes exigiram a eliminação de um sistema controverso de cotas em empregos do governo.

Isso se transformou em uma campanha para buscar a destituição de Hasina, que conquistou um quarto mandato consecutivo em janeiro, em uma eleição boicotada pela oposição.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas