Apoiadores da candidata Flávia Picolé promoveram manobras perigosas com autorização do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), autorizou que fosse realizado, neste domingo (08/09), no bairro de Flores, um “rolezinho político” em favor da candidata a vereadora Flávia Picolé, apoiada pelo prefeito David Almeida. Conforme imagens amplamente publicadas nas redes sociais, entre os integrantes esteve “Santiago No Grau”, preso em fevereiro deste ano, como suspeito de fazer parte de uma quadrilha envolvida no roubo de veículos e de promover os “rolezinhos”.
De acordo com a autorização emitida pelo IMMU e assinada pelo vice-diretor presidente do órgão, Luciano Lima da Silva, o “rolezinho político” tratava-se de uma reunião e motociata da juventude, mas o que se viu foi uma série de manobras arriscadas e que perturbam a ordem e o descanso da população. Os apoiadores do prefeito David Almeida e da candidata marcaram presença com camisetas e bandeiras, mas não se viu a presença do órgão de trânsito municipal.
Ainda de acordo com o documento, o “rolezinho” deveria ser realizado apenas na Rua Presidente Venceslau Braz, no trecho entre as Ruas Visconde de Sinimbu e Professor Nilton Lins, mas se estendeu pela Avenida Governador José Lindoso, também conhecida como Avenida das Torres. Os envolvidos fizeram manobras perigos, utilizaram descarga livre, ficaram sentados na carroceria de uma picape e colocaram em risco a vida de inúmeras pessoas que passavam pelo local.
Segundo a autorização do IMMU, o “rolezinho” deveria contar com placas de sinalização, gradis e cones, mas nada disto foi cumprido pelos apoiadores de David Almeida. Também segundo o documento, o “evento” deveria garantir a segurança viária tanto para condutores quanto para pedestres, o que também foi descumprido.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário