Com 100% das seções totalizadas às 18h53, a candidata Mariana Carvalho (União) e o candidato Léo (Pode) irão disputar o 2º turno para a Prefeitura de Porto Velho (RO)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Com 100% das seções totalizadas às 18h53, a candidata Mariana Carvalho (União) e o candidato Léo (Pode) irão disputar o 2º turno para a Prefeitura de Porto Velho (RO). Mariana Carvalho recebeu 44,53% dos votos válidos (111.329 votos) contra 64.125 votos (25,65%) obtidos por Léo.
Como nenhum dos candidatos ao cargo obteve mais da metade dos votos válidos (dados somente a candidatas e candidatos), haverá a necessidade de realização de 2º turno entre as duas candidaturas mais votadas na primeira etapa, que ocorrerá no dia 27 de outubro.
Compareceram às urnas, neste domingo (6), 268.585 eleitoras e eleitores (74,14%). Foram 250.013 votos válidos, e foram 2,74% votos em branco (7.371) e 4,17% nulos (11.201). A abstenção foi de 25,86% (93.663).
Perfil
Mariana Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes (União Brasil) é natural de São Paulo (SP). Médica e advogada, tem 37 anos e ingressou na política aos 22. Foi eleita vereadora de Porto Velho (RO) em 2008 e deputada federal por dois mandatos consecutivos: 2014 e 2018. É presidente estadual do partido Republicanos em Rondônia. Concorre à prefeitura da capital rondoniense pela coligação Somos Todos Porto Velho (Republicanos/PP/DC/PRTB/PRD/PL/Agir/União/PSD/Avante/Federação PSDB Cidadania). Seu vice é o pastor Valcenir (PL).
Leonardo Barreto de Moraes (Pode) é natural de Foz do Iguaçu (PR). É pecuarista, formado em Direito, tem 40 anos e ingressou na carreira política aos 28. Seu primeiro mandato foi como vereador de Porto Velho (RO), em 2012, sendo eleito deputado estadual em 2014. Em 2018, foi eleito deputado federal. Concorre à prefeitura da capital de Rondônia pelo Pode. Sua vice é Magna dos Anjos Queiroz (Pode).
Fonte: TSE
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário