Clubes e escolinhas deverão manter o controle de frequência e aproveitamento escolar a cada semestre de seus jovens atletas, até a conclusão do Ensino Médio
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
De autoria do vereador Caio André (PSC), foi aprovada na sessão plenária dia Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei (PL) que determina às escolas de futebol da capital, assegurarem assiduidade e rendimento escolar aos atletas, menores de 18 anos, em instituições de ensino.
A matéria, da 17ª Comissão de Esportes foi aprovada por unanimidade por parlamentares, seguindo para análise da 20ª Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso.
O PL define que os clubes e escolinhas deverão manter o controle de frequência e aproveitamento escolar a cada semestre de seus jovens atletas, até a conclusão do Ensino Médio, para que não ocorra abandono nem negligência intelectual.
“O esporte sempre tem que caminhar com a educação, são como unha e cutícula e têm que estar sempre juntos. Fazer com que as escolinhas de futebol priorizem isso, tenha que cobrar dos seus alunos a questão educacional, faz com que essas crianças que praticam a atividade tenham um futuro promissor, seja ele no esporte ou através da educação como bons cidadãos”, afirmou o presidente da Casa e autor do projeto.
Em expediente, o presidente da CMM, abordou sobre as situações dos flutuantes irregulares na área do Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus. A abordagem do tema vem em resposta as ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) que iniciou o processo de notificação para a retirada dos flutuantes irregulares que estão localizados nas margens direita e esquerda do rio Tarumã-Açu.
O parlamentar comentou sobre a iniciativa em ouvir os ocupantes da área, para manter a proteção ambiental e assegurar a renda para as famílias que vivem no local.
“Muitas famílias que vivem e moram nos flutuantes e sobrevivem da economia gerada ali. E o que poder público precisa fazer é regulamentar, mas que não haja prejuízo ecológico, mas também não traga prejuízo econômico para aquela população. E o que a gente precisa fazer é ouvir todas partes, encontrar uma saída”, afirmou.
O presidente também anunciou que já esteve esteve em contato com a presidência da Associação dos Moradores dos Flutuantes da Marina do Davi, e seguirá o contato com moradores dos flutuantes que utilizam como área de lazer e comércio, deverá acionar o Poder Executivo, tanto municipal quanto estadual, e ainda incluirá a Marinha do Brasil, para que juntos consigam solucionar a situação dos flutuantes de locação, melhorias na navegabilidade no local e preservação do manacial.
Confira o vídeo:
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário