De acordo com pesquisa publicada nesta quarta-feira (24) pela Perspectiva Mercado e Opinião, o ex-juiz Sergio Moro aparece com 26,2% de potencial de votos no Estado
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, aparece como uma terceira via de intenção de votos (26,2%) nas Eleições 2022, de acordo com a pesquisa publicada, nesta quarta-feira (24), pela Perspectiva Mercado e Opinião. Segundo o levantamento, feito em nove cidades do Amazonas, incluindo Manaus, Moro é o único que pode ultrapassar o atual presidente da República, Jair Bolsonaro e enconstar no ex-presidente Lula.
http://www.facebook.com/imediatoonline/videos/473674463816107
Conforme a primeira pergunta estimulada, onde foram apresentados dez nomes de possíveis candidatos, Moro aparece em terceiro lugar com 7,6%. Quando os entrevistados foram questionados quem seria sua segunda opção de voto, o ex-juiz sobe para 18,6%, ultrapassando Lula (6,2%) e Bolsonaro (4,6%). Tanto Lula quanto Bolsonaro aparecem com 38,3% e 27,8%, respectivamente, quando a pergunta é quem seria sua primeira opção de voto.
Na soma total, Lula é o favorito com 44,4% dos votos, seguido de Jair Bolsonaro com 32,4% e Sergio Moro com 26,2%, uma diferença de 6,2% do segundo lugar e de 18,2% do primeiro lugar. Ainda na pesquisa figuram nomes como Círo Gomes (16,6%), Luciano Huck (15,3%), João Dória (9,1%), Guilherme Boulos (4,3%), Álvaro Dias (3,9%), João Amoedo (3,3%) e Flávio Dino (0,8%).
Rejeição
No que diz respeito a rejeição, Moro aparece com 16,8%, enquanto Jair Bolsonaro fica com 39,2%, seguido de Lula com 32,2%, Luciano Huck com 17,7% e João Dória com 15,1%. Quase 15% rejeitaram todas as dez opções apresentadas pela Perspectiva Mercado e Opinião, enquanto 6,6% não rejeitou nenhuma das opções.
Segundo turno
Ainda na pesquisa, foram simuladas sete possibilidades de 2º Turno. Dentre elas, uma com Bolsonaro e Sérgio Moro, que resultaria em um empate técnico com uma leve vantagem para o ex-ministro da Justiça: 35,2% a 34,2%. E se Lula concorresse com ex-ministro, ele sairia vitorioso: 46,7% a 32,6%.
Se Jair Bolsonaro enfrentasse Ciro Gomes, haveria um empate técnico, com uma vantagem de 3,3% para o ex-governador do Ceará: 39,7% a 36,4%. Caso fosse Lula enfrentar Ciro, o petista o venceria por 47,3% a 25,4%, uma diferença de 21,9%.
Em um possível embate Lula versus Bolsonaro, Jair perderia por uma diferença de 13,0% (47,1% contra 34,1%). Lula também venceria o tucano João Dória por uma enorme vantagem de 48,6% contra 19,3%.
A pesquisa entrevistou 1.670 eleitores no Amazonas, sendo 1 mil em Manaus, 119 em Manacapuru, 119 em Itacoatiara, 112 em Parintins, 79 em Tefé, 78 em Coari, 61 em Maués, 54 em Tabatinga e 48 em Humaitá. Além disso, a mostra representa, de acordo com a empresa, 70% do eleitorado do Estado, tendo uma margem de erro é de 2,4%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Em oitiva da CPI de São Luiz do Anauá, a servidora Raimara Andrade revelou ter recebido ordens para suspender ao menos três processos licitatórios regulares durante a gestão do ex-prefeito James Batista. Segundo ela, a ordem partiu do pregoeiro Ivo Cantanhede. O caso envolve um convênio estadual de 2024 para compra de medicamentos. A CPI investiga o desvio dos recursos para empresas ligadas a obras inacabadas e aprovou a quebra de sigilo bancário das empresas TCM e União.
O reajuste da tarifa de ônibus para R$ 6 em Manaus gerou críticas da oposição ao prefeito David Almeida (Avante). Parlamentares, como Rodrigo Guedes (PP), chamaram o aumento de “marretada” e o compararam a uma traição de Judas. Rodrigo Sá (PP), Capitão Carpê (PL) e Coronel Rosses (PL) também protestaram contra o aumento, que não veio acompanhado de melhorias no serviço. A Prefeitura anunciou descontos para usuários do PassaFácil, estudantes e, futuramente, beneficiários do CadÚnico.
Um inquérito da Polícia Civil do Amazonas investiga um grupo de mulheres ligadas ao Grupo Chibatão por suspeita de estelionato, fraude documental, ocultação de patrimônio e outros crimes. Entre as investigadas estão a advogada Erisvanha Ramos, sua filha Isabele Simões, a arquiteta Jéssica de Almeida e a estudante Thays Oliveira. Segundo a PC-AM, o grupo agia de forma coordenada, com divisão de tarefas e uso de terceiros em operações societárias e patrimoniais.
O Ministério Público Eleitoral pediu à Justiça da 7ª Zona de Abaetetuba a cassação dos mandatos da prefeita Francineti Carvalho (MDB) e da vice Edileuza Muniz (PT), por abuso de poder político e econômico. O processo pode se estender até 2026. Caso a cassação seja aceita, as gestoras poderão recorrer à instância superior, o que pode adiar o desfecho da ação.
Deixe um comentário