AO VIVO

Pelo menos 10 estados devem manter escolas cívico-militares, AM e RR estão na lista

Amazonas e Roraima estão entre os que seguem; os governadores foram as redes sociais para ‘tranquilizar’ pais, alunos e professores desse modelo de unidade de ensino

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS |

Além do Amazonas, os estados de Roraima, Rondônia, Bahia, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná e Santa Catarina, anunciaram esta semana que devem seguir com as escolas cívico-militares.

É uma resposta de pelo menos 10 governadores ao ofício enviado pelo MEC (Ministério da Educação) aos estados, anunciando que o governo Lula vai extinguir o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), nas cinco regiões do país, afetando cerca de 200 escolas que estão nesses moldes.

No Amazonas, o governador Wilson Lima usou suas redes sociais nesta quinta-feira (13) para se posicionar a respeito do assunto.

“Quero tranquilizar pais, alunos e professores que fazem parte das escolas cívico-militares. Independente da decisão do Governo Federal, no Amazonas, esse modelo exitoso vai continuar”, publicou o governador do Amazonas.

 

whatsapp image 2023 07 13 at 3.15.57 pm

 

No estado são sete unidades de ensino nos moldes que o governo Lula quer o fim, entre elas as Escolas Estaduais Homero de Miranda Leão, no bairro Cidade Nova; Professora Tereza Siqueira Tupinambá, no conjunto Nova Cidade; Fueth Paulo Mourão, bairro São Jorge; Professor Reinaldo Thompson, bairro Coroado; Professor Nelson Alves Ferreira, bairro Betânia e Conceição Xavier de Alencar, que fica em Tabatinga, interior do Amazonas, além da Escola Municipal Gilberto Rodrigues dos Santos, bairro Lago Azul.

Em Roraima, o governador Antonio Denarium (Progressistas) tambem foi as redes sociais para dizer que vai seguir com as escolas cívico-militares.

“Quero tranquilizar, alunos e professores das escolas cívico-militares. Roraima possui lei específica sobre o tema e não será atingido pela decisão do Governo Federal, nossas escolas cívico-militares irão continuar e caso tenhamos orçamento iremos ampliar o número de escolas. Um modelo vitorioso não poderá deixar de se fazer presente na vida de milhares de estudantes e suas famílias”, diz a nota publicada em uma rede social do governador.

 

whatsapp image 2023 07 13 at 7.49.25 pm

 

Em São Paulo,Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que vai editar um decreto para um programa próprio de escolas cívico-militares. O governador tem a intenção de ampliar as unidades da rede pública que utilizam esse formato para chegar a todo o estado.

No Paraná, a Secretaria da Educação informou que 12 escolas cívico-militares vinculadas ao programa federal irão continuar neste formato, mas devem migrar para a rede de ensino do estado. O Paraná já possui 194 colégios nesse modelo de ensino, com gestão e recursos próprios.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas