AO VIVO
Executivo - 29 de junho de 2024
Foto: Divulgação/ Internet

Pagamentos extras a servidores da Prefeitura de Manaus na mira do Ministério Público

Inquérito civil MPAM apura denúncia de supostas gratificações acima do teto institucional e que configuram improbidade administrativa

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou Inquérito Civil para apurar denúncia de pagamento de gratificações acima do valor do teto constitucional do funcionalismo público municipal a servidores da Secretaria Economia e Finanças (Semef) da Prefeitura de Manaus.

O inquérito civil foi instaurado pelo promotor de Justiça da 46ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público, Edgard Maia de Albuquerque Rocha, considerando o que consta do Procedimento Preparatório 06.2023.00000459-3, instaurado para apurar eventual realização de pagamento de gratificações acima do valor do teto constitucional do funcionalismo público municipal pela Semef a seus servidores.

O promotor também considera que administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme o Artigo 37 da Constituição.

O promotor determinou a requisição à Semef as seguintes informações:

I. Esclarecer se a gratificação 0323 – IDEN. TRANS. LOMAN possui natureza indenizatória ou remuneratória, apontando o fundamento normativo da referida gratificação;

II. II. Explicar por que a gratificação 2337-PREMIOMETAS ARREC. não estaria sendo considerada para fins de cálculo da adequação ao teto remuneratório, mesmo possuindo natureza remuneratória, apontando as razões pelas quais a referida rubrica não estaria sofrendo o desconto do valor excedente ao teto (código 5261 – REST.ART.37,XI – EC-41).

Ele determinou, ainda a solicitação de perícia técnica contábil do Núcleo de Apoio Técnico do MP-AM para analisar a correção dos cálculos das folhas de pagamento, fichas financeiras e planilhas individuais de aplicação do teto remuneratório apresentadas pela Semef para elucidar se houve pagamento de verbas remuneratórias em valores superiores ao teto constitucional aos servidores descritos no Despacho 0099/2024/46PJ.

prefeitura de manaus #Ministério Público

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/07
12:40

CONVENÇÃO EM ITACOATIARA

Na noite de sábado, 20 de julho, o Podemos realizou uma convenção em Itacoatiara para oficializar Arnoud Lucas como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O evento reuniu milhares de pessoas e anunciou 31 candidatos a vereador pelo Podemos e PMB. O vereador destacou a necessidade de mudança e participação popular, reforçando o compromisso com o progresso da cidade.

23/07
12:39

VICE DE ALBERTO NETO

Em entrevista ao site O Poder, neste sábado (20), o deputado federal Alberto Neto (PL) revelou que seu pré-candidato a vice será da mesma ideologia política, da direita, e não há chances de ser vice do pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil). Neto destacou a lealdade à direita e a Jair Bolsonaro, e anunciou que a convenção do Partido Liberal (PL) está prevista para 3 de agosto, onde serão oficializados a chapa majoritária e os candidatos a vereador.

23/07
12:37

CONVENÇÃO EM PAUINI

No sábado, 20, mais de 2 mil pessoas compareceram à convenção partidária do “Bloco de Evolução do Município” (Coligação do Bem) em Pauini. O prefeito Renato Afonso (PSD) teve seu nome confirmado como candidato à reeleição, compondo a chapa com o vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL). A coligação tem o apoio do União Brasil e dos Progressistas. O prefeito destacou os avanços realizados e a necessidade de continuar o projeto de evolução do município.

23/07
12:36

CANDIDATURA HISTÓRICA

Neste domingo, 21 de julho, o União Brasil realizou uma convenção em Rio Preto da Eva, reunindo 10 mil pessoas. A professora Socorro Nogueira foi oficializada candidata à prefeitura e João Queiroz a vice. É a primeira vez que uma mulher se candidata à prefeitura no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e mensagens de figuras nacionais.

23/07
12:33

CIDADE CRESCE

Um novo estudo eleitoral divulgado pelo Instituto Pontual Pesquisas nesta segunda-feira (22) revela o crescimento nas intenções de voto do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) na corrida para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Segundo a pesquisa realizada entre 14 e 18 de julho de 2024, Roberto Cidade, posicionado em terceiro, subiu de 9,0% para 12,8% em comparação com o levantamento anterior de abril deste ano. David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%. Alberto Neto (PL) tem 8,5%, em quarto lugar.

Ver mais >>

Programas