Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação, em Coari, contou com mais de 600 agentes, que atuaram de maneira integrada no município e na capital
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
A eleição suplementar no município de Coari foi considerada tranquila pelo secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, e pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Wellington José de Araújo.
De acordo com os órgãos envolvidos, esse resultado é atribuído à forte atuação integrada, realizada por meio de um planejamento estratégico executado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que coordenou a operação Eleição Suplementar Coari 2021.
A SSP-AM montou um colegiado envolvendo representantes dos órgãos da esfera federal, estadual e municipal, em Manaus e em Coari, com o objetivo de garantir a ordem pública durante o pleito no município.
“Apenas duas ocorrências foram registradas. É um índice baixo, tendo em vista um evento dessa magnitude, em um município com o número de habitantes como Coari. Isso tudo comprova que a segurança foi atuante, e isso se dá pelo planejamento das atividades do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC)”, ressaltou o secretário.
O presidente do TRE-AM, desembargador Wellington Araújo, também informou que o pleito ocorreu de acordo com o planejado pela corte. “Agradeço a todos que estiveram envolvidos nesta eleição suplementar. O sucesso da operação decorreu do esforço coletivo das instituições e, a partir de agora, fica o legado para o pleito vindouro”, disse.
Efetivo
A operação contou com 622 agentes de segurança pública. Policias militares, policiais civis, bombeiros militares, agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (NEOT), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), e peritos criminais do Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC) trabalharam integrados, além disso, a SSP-AM contou com o apoio de 196 militares do Exército Brasileiro (EB).
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário