AO VIVO
Executivo - 31 de outubro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

“ONGs criam barreiras à BR-319 por militância política”, afirma Fausto Júnior

O parlamentar deixou a Sedurb e retornou a Brasília, onde destacou a necessidade de defender os interesses do Amazonas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nesta quinta-feira (31), o deputado federal Fausto Júnior (União Brasil) avaliou, em entrevista ao programa Boa Noite Amazônia, o cenário político atual, abordando temas cruciais como a BR-319, a Reforma Tributária e as eleições na Câmara Federal. O parlamentar deixou a Sedurb e retornou a Brasília, onde destacou a necessidade de defender os interesses do Amazonas.

Em relação à BR-319, Fausto Júnior destacou avanços na rodovia durante o governo Bolsonaro, como a obtenção da licença prévia e a realização de audiências públicas. Ele criticou a atual gestão do Ministério do Meio Ambiente, sob Marina Silva, por dificultar o andamento do projeto.

O parlamentar ressaltou que, apesar do compromisso feito pelo presidente Lula durante visita a Manaus e da criação de um grupo de trabalho favorável à pavimentação pelo Ministério dos Transportes, ONGs alinhadas politicamente com o grupo da ministra Marina Silva têm judicializado o processo e criado obstáculos para a concessão de licenças. Como resposta, foi criada uma frente parlamentar em defesa da rodovia, considerada vital para reduzir o isolamento do Amazonas e de Roraima.

Sobre a Reforma Tributária, o deputado detalhou seus impactos na Zona Franca de Manaus. Segundo ele, embora a PEC inicial protegesse as vantagens competitivas do Amazonas, a regulamentação aprovada na Câmara trouxe prejuízos ao modelo. O parlamentar destacou que, apesar de alguns êxitos, como a proteção à UEA e ao FTI, a bancada amazonense votou contra a regulamentação por considerá-la prejudicial à Zona Franca. A batalha agora segue para o Senado, onde há otimismo pela relatoria estar com um senador amazonense.

Quanto à eleição para a presidência da Câmara, Fausto Júnior destacou a força do União Brasil, terceira maior bancada, com 59 parlamentares. Na entrevista, ele questionou a aproximação “estranha” entre PT e PL e alertou sobre fake news no processo. O parlamentar defendeu que, até fevereiro, seu partido manterá o foco em pautas como menor carga tributária, Zona Franca e BR-319.

Sobre o desempenho do União Brasil nas eleições municipais, o parlamentar ressaltou que, apesar das derrotas em Manaus e Parintins, o partido é a maior força política do estado, com expressiva presença na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Manaus, além de ter o maior número de prefeitos e vereadores no interior. Fausto enfatizou que o foco agora é trabalhar e entregar resultados à população até 2026.

Instagram will load in the frontend.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas