AO VIVO
Executivo - 01 de outubro de 2021
Foto:

Obra inacabada de Arthur Neto é alvo de inquérito do MP-AM

De acordo com a Seminf, o problema do processo erosivo em grande escala, foi identificado pela gestão de Arthur Neto, que iniciou um trabalho e acabou abandonando o problema

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus|AM

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio da 63ª Promotoria de Justiça da Ordem Urbanística, instaurou Inquérito Civil (IC) para apurar denúncia de risco de desabamento no entorno de uma obra deixada inacabada pela gestão do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), na Rua Mangabeira, Comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o problema do processo erosivo em grande escala (voçoroca), foi identificado pela antiga gestão, que iniciou um trabalho e acabou abandonando o problema.

O MP-AM recebeu denúncia apontando que a Prefeitura de Manaus, ao abandonar o canteiro, passou a gerar risco para casas próximas, uma vez que se trata de um terreno acidentado.

O IC, de n. 06.2021.00000391-0, tem o objetivo de coletar mais informações acerca do problema, a fim de orientar a tomada de providências legais necessárias à defesa da ordem urbanística.

Por meio de nota, a Seminf informou que, ao tomar conhecimento do caso, a atual gestão esteve no local e realizou um novo estudo técnico. Conforme diretrizes fixadas na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), a política de desenvolvimento urbano executada pelo poder público municipal tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, com vistas ao bem-estar de seus habitantes, mediante a garantia do direito a cidades sustentáveis, o que pressupõe o direito, dentre outros, ao saneamento ambiental e à infraestrutura urbana.

obrainacabada 3c5f3

Comunidade Grande Vitória

O Ministério Público requisitou da Seminf, órgão responsável pela execução de obras de pavimentação e conservação de vias e saneamento básico, informações atualizadas da continuidade ou conclusão das obras na Rua Mangabeira.

Avaliação

A Defesa Civil Municipal também já esteve na área para avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis, uma vez que devido à grande quantidade de construções irregulares na área, não houve condições de acesso como possibilidade para a entrada e movimentação de máquinas e equipamentos por se tratar de área toda ocupada por imóveis construídos irregularmente. 

A Seminf informou, ainda, que esta acompanhando o trabalho da Defesa Civil para em conjunto tratar das desapropriações. “Todas as medidas para que a recuperação da área seja iniciada estão sendo tomadas para que não haja mais riscos para a população”.

Também em nota, a Seminf salientou que  “vem atuando emergencialmente em várias frentes de trabalho, envolvendo grandes erosões  como a da Rua Siri, do Conjunto Lula, com mais de 100 metros de profundidade; a da Rua Manoel Henrique Ribeiro, no bairro Mauazinho com 160 metros de extensão; a da Tua 197, no Conjunto Nova Cidade entre tantas outras espalhadas pela cidade”.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas