A CNN divulgou as imagens de 22 câmeras de segurança do no dia dos ataques
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS
Imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, divulgadas pela CNN nesta quarta-feira (19), mostram a ação dos manifestantes no último dia 8 de janeiro, que ficou marcado na história da política brasileira. No conteúdo, também é possível ver com detalhes a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Naquele dia, às 14h55, carros de apoio da polícia deixam uma rua que dá acesso à Praça dos Três Poderes, em Brasília. Homens que formavam uma barreira de escudo na via recuaram enquanto manifestantes estavam a caminho da sede do Poder Executivo Federal.
Às 15h01, um primeiro grupo invade com facilidade o estacionamento do Palácio do Planalto, alguns pulam uma cerca. Após a invasão, seguranças, que estavam na área do estacionamento, formam um cordão de isolamento, porém a vários metros de distância dos invasores, que seguem pelo gramado para a área detrás do palácio. Nesse momento, apenas dois integrantes do GSI aparecem nas imagens, sem agir.
Às 15h19, militares deixam uma das salas do GSI no térreo e seguem para o subsolo do prédio. As imagens registram militares na sala apenas às 16h31. Minutos depois, invasores chegam à sala. Uma das paredes de vidro também é quebrada por criminosos que estão do lado de fora.
Na entrada principal, um único segurança que estava sentado à mesa deixa o posto e segue para a área leste do palácio com outros militares. A porta principal foi fechada dois minutos após invasores ocuparem o estacionamento.
A tropa de choque se dirigiu para a porta de entrada, mas os invasores quebraram vidros do lado oeste do palácio e conseguiram entrar pela lateral e por trás.
Em vários momentos, imagens internas das câmeras de segurança mostram invasores e integrantes do GSI circulando no Palácio do Planalto. Um grupo de invasores usa os elevadores, mas os integrantes correm após dois seguranças irem atrás com um extintor de incêndio.
Em outro trecho das imagens, no entanto, vários integrantes do GSI deixam o segundo andar e entram no elevador. Minutos depois, pode-se ver a presença de invasores no mesmo local. A câmera em poucos minutos é quebrada por um dos criminosos.
ASSISTA:
Repercussão
Tão logo as imagens vieram à tona, políticos por todo o país começaram a se manifestar nas redes sociais, entre eles o deputado federal André Fernandes (PL-CE), que é o autor do pedido de Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar os atos criminosos de 8 de janeiro.
https://twitter.com/andrefernm/status/1648672554691772416?s=20
Foto: Reprodução
(*) Com informações da CNN
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário