AO VIVO
Executivo - 08 de janeiro de 2024
Foto: Reprodução

Na China, Wilson Lima buscará atrair investidores ao Amazonas

Lima avança com modelo de Zona Franca de Manaus (ZFM) oferecendo maior longevidade e segurança jurídica; especialistas enfatizam importância de atração de empresas de tecnologia para produção nacional

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) embarca à China em uma missão estratégica para fomentar investimentos ao Estado, com atenção especial à Zona Franca de Manaus (ZFM). Lima vai participar do ‘Brazil China Meeting‘, ocasião que deve reunir figuras do setor empresarial do continente entre os dias 10 e 13 de janeiro. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para estimular o desenvolvimento econômico regional.

A agenda do evento, que ocorrerá nas cidades chinesas de Shenzhen e Hong Kong, prevê encontros entre líderes empresariais, executivos-chefe, investidores e oradores de destaque, tanto da China quanto do Brasil, propiciando uma plataforma para discussões e parcerias bilaterais.

Oportunidades

O economista Inaldo Seixas, em conversa com o site O Poder, avaliou a importância de atrair empresas que produzam tecnologias no Brasil, ao invés de depender da importação de componentes tecnológicos, como placas e microchips, das cadeias produtivas asiáticas. Ele mencionou o exemplo da Bahia, que conseguiu atrair uma empresa avançada na produção de veículos elétricos, ilustrando um salto tecnológico interno.

“Nós atraímos empresas que produzem, por exemplo, tecnologias aqui mesmo. Em vez de esperar sempre estar importando placas, microchips das cadeias produtivas asiáticas, se a gente pode na China poder fazer como eles estão fazendo na Bahia, atraindo, é uma empresa de produção automotiva já avançada, elétrica, é um salto tecnológico produzido dentro do próprio Brasil”, observou.

Foco em indústrias-chave

Seixas ressaltou a importância dessa abordagem, especialmente após a pandemia, que evidenciou a dependência do Brasil em matérias-primas para medicamentos. Ele sugeriu focar em atrair empresas que possam fornecer produtos intermediários de alta tecnologia, reduzindo a dependência logística e impulsionando indústrias locais, como as do Polo Industrial de Manaus (PIM) e outras indústrias brasileiras.

O potencial impacto positivo da Reforma Tributária na ZFM pode garantir estabilidade e segurança jurídica para empresas que buscam se instalar lá. Ele apontou que a reforma, ao oferecer garantias de longo prazo, torna-se um fator atrativo para empresas, especialmente aquelas focadas em tecnologia e que necessitam de um retorno de investimento a longo prazo. O economista mencionou que a Reforma Tributária, ao oferecer segurança jurídica, ajuda as empresas a planejar seus negócios com maior confiança.

“E o que ele tem na mão é isso, com a Reforma Tributária se garante certamente uma longevidade da Zona Franca, e isso para qualquer investidor que precisa de um retorno de novo caso, isso é importante. Então eu acho que esse é um dos caminhos que o Wilson Lima poderia fazer, atrair empresas não só de produtos finais, mas de produtos intermediários de alto valor agregado de conteúdo tecnológico avançado”, concluiu.

#Wilson Lima ZFM china Brazil China Meeting

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/07
12:28

INVESTIMENTO MORADIAS

O governador Wilson Lima pagou cinco milhões e quinhentos mil reais para cento e setenta e oito famílias das comunidades Sharp e Manaus 2000, no Programa Amazonas Meu Lar, na última quinta-feira (18). O pagamento inclui bônus de sessenta mil reais, auxílio de seis mil e seiscentos reais e bolsa moradia de três mil e trezentos reais. A ação faz parte do Prosamin+, que já reassentou mais de mil e trezentas famílias e investiu cento e vinte e dois milhões de reais desde 2022. A próxima fase do programa, iniciada em 15 de julho de 2024, oferece subsídios para entrada em imóveis financiados com FGTS.

22/07
12:22

PROPOSTA DE CIDADE

Projeto de Lei nº 014/2024, do deputado Roberto Cidade (União Brasil), propõe criar as Comunidades Turísticas Sustentáveis (CTS) e o Selo Amazonense de Turismo Sustentável na Assembleia Legislativa do Amazonas. O objetivo é promover o turismo sustentável e apoiar as comunidades locais, oferecendo benefícios como linhas de crédito e capacitação técnica. O selo terá validade determinada pelo Executivo e precisará ser renovado periodicamente.

22/07
12:22

GASTO NO CAREIRO

A Prefeitura de Careiro da Várzea destinou quase R$ 250 mil para a reforma da Unidade Básica de Saúde Lucilene Batista do Vale, contratando a empresa P.R. Serviços de Reformas Prediais Ltda. O contrato foi assinado pelo prefeito Pedro Duarte Guedes em 8 de julho de 2024. A empresa tem capital social de R$ 10,5 mil e está localizada em Manaus, atuando na reforma predial. O contrato inclui a emissão da nota de empenho pela Secretaria Municipal de Finanças e a publicação dos documentos necessários no Diário Oficial e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

22/07
12:20

MULHERES NO PARLAMENTO

Beruri, no Amazonas, é uma das 45 cidades brasileiras com maioria feminina no parlamento municipal em 2020, sendo a única do estado com essa característica. Das 5,5 mil cidades do país, menos de 1% têm maioria feminina nas câmaras municipais. A Câmara de Beruri conta com 9 parlamentares, dos quais 5 são mulheres. Apesar das mulheres serem maioria no eleitorado e em cargos de mesários, a representatividade feminina na política é limitada.

22/07
12:19

APAGÃO VIRTUAL

Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, afetou empresas e serviços em vários países, incluindo o Brasil. No país, os problemas começaram a ser reportados às 8h, impactando serviços da Microsoft e sistemas de bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan. A Azul Linhas Aéreas também informou possíveis atrasos em voos devido a falhas no sistema de reservas.

Ver mais >>

Programas