O MP-AM notificou a Semma de Coari, bem como solicitou às polícias Civil e Militar no município, que reforcem a fiscalização e o combate aos danos contra o meio ambiente no referido terminal
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Visando o direito de todos ao meio ambiente, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Coari, um Procedimento Preparatório (PP) para acompanhar as mediadas adotadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) quanto aos danos causados ao meio ambiente nas imediações do Terminal Fluvial de Solimões (Tesol), situado naquele município.
A promotoria recebeu informação sobre um enorme despejo de resíduos nocivos à fauna e flora presente nos lagos e riachos no entorno do terminal fluvial, bem como outros danos causados pela passagem de navios cargueiros pela região.
“Foi requisitado um Inquérito Policial (IP) à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), para apurar os fatos, mas, diante do esgotamento do prazo, converti em Procedimento Preparatório, a fim de encontrar mais elementos comprobatórios acerca das colocações feitas pela população que reside na localidade”, ressaltou o promotor de Justiça, Rafael Del Castilo.
O MP-AM notificou a Semma, bem como solicitou às polícias Civil e Militar no município, que reforcem a fiscalização e o combate aos danos contra o meio ambiente no referido terminal, uma vez que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial à qualidade de vida humana e a ecologia deve ser preservada para as presentes e futuras gerações.
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário