AO VIVO
Executivo - 19 de maio de 2021
Foto:

MP-AM cobra informações da Prefeitura de Barcelos quanto ao plano de imunização contra a Covid-19

A determinação foi publicada no Diário Oficial do MP-AM, nesta segunda-feira (17), e assinada pela promotora de Justiça de Entrância Inicial, Karla Cristina da Silva Sousa

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) publicou uma Recomendação ao prefeito de Barcelos, Edson Mendes (MDB), para que disponibilize, no prazo de 48 horas, uma estrutura de pessoal e recursos materiais, para que sejam realizados o levantamento e a alimentação das informações relativas ao plano de vacinação contra Covid-19, no Portal da Transparência do município e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Enquanto as informações não forem fornecidas, o município está impedido de prosseguir com o calendário vacinal dos grupos pendentes.

A determinação foi publicada no Diário Oficial do MP-AM, nesta segunda-feira (17), e assinada pela promotora de Justiça de Entrância Inicial, Karla Cristina da Silva Sousa. A Recomendação tem como objetivo a devida regularização do percentual de alcance da cobertura vacinal. Enquanto isso, o município deve se abster de avançar na execução da vacinação contra a Covid-19 aos demais grupos prioritários pendentes.

A Recomendação também foi destinada aos secretários municipais de Saúde, Maria dos Santos Leite Rocha; de Finanças, Sergio Augusto Caldas dos Santos; e de Administração, Fábio Ferreira Germano.

De acordo com o MP-AM, a Secretária de Saúde de Barcelos alegou que um dos motivos para desatualização dos dados é a péssima conectividade da rede de internet que impede que as equipes da pasta operacionalizem de modo eficiente os sistemas de informação necessários.

Segundo o MP-AM, Barcelos está em último lugar no ranking estadual de vacinação, com percentual de cobertura vacinal em 32% da população estimada.

Com isso, o órgão ministerial determinou que o prefeito de Barcelos e os demais secretários montem uma equipe, com no mínimo três pessoas, para que sejam atualizados os dados pendentes.

O município não poderá prosseguir com o calendário de vacinação enquanto não fornecer a atualização dos dados e encaminhamento das referidas informações relativas a vacinação dos grupos anteriores; a busca ativa da população alvo que ainda não tenha recebido a vacinação; e a contabilização do número de recusas apresentadas em cada grupo prioritário, de acordo com modelo descrito no Plano Nacional.

Além disso, após todo o levantamento, a prefeitura deverá apresentar a devida justificativa na divergência de dados e homologação da justificativa pelo Comitê Gestor Estadual – FVS-AM.

O MP-AM recomendou, ainda, que o município providencie, no prazo de cinco dias, junto às pastas competentes, a atualização do plano municipal de contingência e enfrentamento da Covid-19, estabelecendo, principalmente, estratégia de isolamento, incluindo povos indígenas e tradicionais ribeirinhos, como forma de evitar a circulação pela cidade em fase de transmissão.

A prefeitura também deverá providenciar, com urgência, a organização da triagem no Hospital Geral de Barcelos, para que os casos suspeitos de Covid-19 sejam atendidos em porta de entrada separada daquela destinada às demandas cotidianas da unidade de saúde.

Por fim, o órgão determinou que seja estabelecido um cronograma urgente, junto à Prodam (Processamento de Dados Amazonas S.A.), para a instalação do link de internet proveniente da fibra ótica ‘Amazônia Conectada’, nas demais unidades de saúde e, prioritariamente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista a necessidade de se estabelecer melhor conectividade de dados para alimentação eficiente dos sistemas de dados referentes às estratégias e políticas públicas executadas pela gestão municipal.

A Prefeitura de Barcelos terá o prazo de dez dias para encaminhar ao MP-AM informações acerca das providências adotadas para o cumprimento da recomendação, acompanhadas dos documentos necessários para comprovação.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas