Segundo Segadilha, o então candidato a prefeito David Almeida (Avante) não cumpriu uma promessa crucial que a levou a apoiá-lo no segundo turno
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Durante uma entrevista ao programa “Boa Noite, Amazônia” na terça-feira (6/7), a advogada Nancy Segadilha (Cidadania), que concorre como vice-prefeita na chapa de Amom Mandel (Cidadania) à Prefeitura de Manaus, fez revelações sobre sua experiência na eleição de 2020. Segundo Segadilha, o então candidato a prefeito David Almeida (Avante) não cumpriu uma promessa crucial que a levou a apoiá-lo no segundo turno.
“David, então candidato a prefeito no segundo turno daquele pleito, procurou-me para apoio, especialmente junto ao público PcD (pessoas com deficiência),” contou Segadilha.
A advogada havia concorrido ao cargo de vereadora pelo PROS e recebido pouco mais de 2.200 votos. Ela afirmou que a promessa nunca foi cumprida e que se sentiu usada e enganada.“A condição que impus foi a criação de uma secretaria municipal para pessoas com deficiência em troca do meu apoio,” disse Segadilha.
“Recebi com carinho na gestão do Amazonino, fui assessora jurídica na Seped, muitas conquistas com passe estadual. Percebi que faltava mais para as pessoas com deficiência. Vi que na política, só quando a pessoa chega, ela pode ter voz. Concorri a vereadora, só amigos advogados e advogadas me apoiaram. Sem apoio total, sem dinheiro, fui na fé e nas minhas ideologias. Recebi doações de amigos, da gráfica em 2020. Tive 2200 votos, fui a mulher mais votada do PROS, na época apoiava o David Almeida. Fui a pessoa com deficiência mais votada do norte, achei que tinha cumprido minha missão e que não iria mais para política,” afirmou Segadilha.
Sobre a promessa não cumprida, a vice-candidata a Prefeitura de Manaus, disse que o atual prefeito, pediu um apoio nas eleições de 2020, no segundo turno. “David pediu o meu apoio no segundo turno, ele pediu para gravar um vídeo. Eu disse: ‘David, só quero que me prometa que vai criar a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Não preciso ser a sua secretária, só quero políticas públicas efetivas,’ e não teve. Me senti usada, ingênua e enganada”, disse.
Nancy Segadilha também criticou a gestão atual de David Almeida: “A gestão é ineficiente, é inacreditável como o David gosta de pintar paredes e gastar. Não tem parada de ônibus.”
Sobre sua aliança com Amom Mandel, Segadilha destacou a identificação com os ideais do deputado federal. “O Amom entrou na minha vida quando eu estava fazendo um adesivaço como candidata a vereadora. O Amom me superou e foi o vereador mais votado. Fez uma gestão maravilhosa dentro da nossa Câmara como ouvidor também e partiu para deputado federal. Ele fez o primeiro contato em janeiro, vários políticos me procuraram, mas o Amom me ganhou, por pensar nas pessoas com deficiência,” finalizou.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário