AO VIVO
Executivo - 29 de outubro de 2021
Foto:

Marco Aurélio Choy faz balanço dos 6 anos à frente da OAB-AM

Em entrevista ao site O PODER, o atual presidente da OAB-AB, Marco Aurélio Choy, faz um balanço de sua gestão de 6 anos à frente da entidade

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Após 6 anos à frente da Ordem do Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy deixará o cargo de diretor-presidente da entidade no próximo dia 16 de novembro, data em que ocorre a eleição para o próximo triênio 2022-2024. Em conversa com o site O PODER, ele fez um balanço das ações executadas durante sua gestão e disse que espera “união” da nova diretoria.

Dividindo seu trabalho em duas frentes, sendo elas, a defesa da advocacia e a defesa da sociedade, Choy elencou ação em defesa da classe advocatícia, defesa da sociedade e de legados estruturais deixados para OAB-AM. 

“Na defesa da advocacia, nós lutamos pelo respeito às nossas prerrogativas profissionais, que são em verdade, direito do cidadão. Além disso, inauguramos uma nova forma de fazer desagravo em favor dos colegas, nos locais onde estes colegas eram agravados. Mostramos às autoridades públicas a importância da advocacia e a força da união da nossa classe”, disse ele.

Estrutura

No ponto de vista estrutural, Choy lembra que durante sua gestão foram construídos quatro espaços: o Coworking, a Casa da Advocacia, o Espaço Corporativo da Caixa e o Meu Escritório, todos eles gratuitos e destinados aos advogados para atender seus clientes “com toda dignidade possível”.

“Essas foram respostas necessárias nesse momento de crise. Quanto ao jovem advogado, realizamos cursos de iniciação à advocacia e de acolhimento ao jovem advogado que ingressa nos quadros da nossa Ordem. Fizemos um trabalho significativo com mais de setenta comissões temáticas debatendo grandes temas em defesa da advocacia”, especificou.

Na segunda frente citada, defesa da sociedade, Choy exemplificou ações como o ingresso de ação civil pública durante o ápice da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Den elas, ação contra todos os planos de saúde para obrigar a atender pacientes que estivessem no período de carência; ação contra a União para proporcionar o fornecimento de respiradores para o Estado; ações contra o aumento e apagão de energia; ação contra aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da tarifa do transporte coletivo.

“Não tenho dúvidas que, hoje, nós geramos uma legítima expectativa na sociedade quanto ao que a OAB-AM pode fazer por todos nós. Não tenho dúvidas que esse trabalho pode avançar. A Ordem é um grande vetor, há sempre o que fazer, há sempre o que conquistar, há sempre o que avançar”.

Triênio

Para a eleição do triênio 2022/2024, Choy acredita que tudo o que está sendo deixado é um legado, mas entende que mais coisas precisam ser feitas. Com apoio declarado a Jean Cleuter, da Chapa 30, o autal presidente diz que o tempo é difícil, e nesse cenário difícil, uma briga pela cadeira da OAB-AM é algo pequeno. “É um momento de ‘união’, de estamos juntos para construir. É um momento plural, de uma OAB inclusiva, de portas abertas, que é nossa túnica do trabalho”, finalizou ele.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/03
17:47

VIAGEM CARIBE

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.

14/03
17:43

CONCURSO CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.

14/03
17:39

CONCURSO ALEAM

Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.

14/03
17:27

DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.

12/03
17:24

MANAUS SOLIDÁRIA

Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.

Ver mais >>

Programas