AO VIVO
Executivo - 29 de outubro de 2021
Foto:

Marco Aurélio Choy faz balanço dos 6 anos à frente da OAB-AM

Em entrevista ao site O PODER, o atual presidente da OAB-AB, Marco Aurélio Choy, faz um balanço de sua gestão de 6 anos à frente da entidade

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Após 6 anos à frente da Ordem do Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy deixará o cargo de diretor-presidente da entidade no próximo dia 16 de novembro, data em que ocorre a eleição para o próximo triênio 2022-2024. Em conversa com o site O PODER, ele fez um balanço das ações executadas durante sua gestão e disse que espera “união” da nova diretoria.

Dividindo seu trabalho em duas frentes, sendo elas, a defesa da advocacia e a defesa da sociedade, Choy elencou ação em defesa da classe advocatícia, defesa da sociedade e de legados estruturais deixados para OAB-AM. 

“Na defesa da advocacia, nós lutamos pelo respeito às nossas prerrogativas profissionais, que são em verdade, direito do cidadão. Além disso, inauguramos uma nova forma de fazer desagravo em favor dos colegas, nos locais onde estes colegas eram agravados. Mostramos às autoridades públicas a importância da advocacia e a força da união da nossa classe”, disse ele.

Estrutura

No ponto de vista estrutural, Choy lembra que durante sua gestão foram construídos quatro espaços: o Coworking, a Casa da Advocacia, o Espaço Corporativo da Caixa e o Meu Escritório, todos eles gratuitos e destinados aos advogados para atender seus clientes “com toda dignidade possível”.

“Essas foram respostas necessárias nesse momento de crise. Quanto ao jovem advogado, realizamos cursos de iniciação à advocacia e de acolhimento ao jovem advogado que ingressa nos quadros da nossa Ordem. Fizemos um trabalho significativo com mais de setenta comissões temáticas debatendo grandes temas em defesa da advocacia”, especificou.

Na segunda frente citada, defesa da sociedade, Choy exemplificou ações como o ingresso de ação civil pública durante o ápice da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Den elas, ação contra todos os planos de saúde para obrigar a atender pacientes que estivessem no período de carência; ação contra a União para proporcionar o fornecimento de respiradores para o Estado; ações contra o aumento e apagão de energia; ação contra aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da tarifa do transporte coletivo.

“Não tenho dúvidas que, hoje, nós geramos uma legítima expectativa na sociedade quanto ao que a OAB-AM pode fazer por todos nós. Não tenho dúvidas que esse trabalho pode avançar. A Ordem é um grande vetor, há sempre o que fazer, há sempre o que conquistar, há sempre o que avançar”.

Triênio

Para a eleição do triênio 2022/2024, Choy acredita que tudo o que está sendo deixado é um legado, mas entende que mais coisas precisam ser feitas. Com apoio declarado a Jean Cleuter, da Chapa 30, o autal presidente diz que o tempo é difícil, e nesse cenário difícil, uma briga pela cadeira da OAB-AM é algo pequeno. “É um momento de ‘união’, de estamos juntos para construir. É um momento plural, de uma OAB inclusiva, de portas abertas, que é nossa túnica do trabalho”, finalizou ele.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/07
11:43

LÍDER EM BELÉM

O deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA) lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Belém, segundo pesquisa do Instituto Paraná divulgada em 16/7. Ele registra 30,7% de apoio, com uma vantagem de 12,5 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o deputado estadual Igor Normando (MDB), que tem 18,2%. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), está em terceiro com 13,8%. A pesquisa entrevistou 710 pessoas entre 12 e 15 de julho, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

19/07
11:42

REUNIÃO NO TRE

Na quarta-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) conduziu uma reunião com institutos de pesquisa e partidos políticos para discutir transparência nas eleições municipais. Presidida pelo desembargador João Simões e coordenada pelo juiz Marcelo Vieira, a sessão abordou questões sobre a condução justa e transparente do processo eleitoral, com ênfase na conformidade com as normas eleitorais por parte dos institutos de pesquisa. No entanto, a reunião foi marcada por controvérsias devido a ameaças públicas feitas pelo empresário Durango Duarte, posteriormente retratadas em uma nota de desagravo.

19/07
11:40

CIRO DENUNCIADO

O ex-governador do Ceará e vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará por violência política de gênero contra a senadora Janaína Carla Farias (PT-CE). A denúncia, aceita pela Justiça Eleitoral, refere-se a comentários depreciativos feitos por Ciro Gomes durante uma entrevista em abril deste ano. Ele insinuou que Janaína Farias ocupava um cargo de “assessora de assuntos de cama” do ministro da Educação, Camilo Santana, comparando seu trabalho a um “harém” e questionando sua capacidade política com base em seu gênero.

19/07
11:40

GAFE DE LULA

Nesta quarta-feira, durante a 5ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Brasília, o presidente Lula (PT) causou controvérsia ao usar a expressão “essa gente” para se referir ao público composto por pessoas com diferentes tipos de deficiência. Lula mencionou que foi alertado pela primeira-dama Janja da Silva sobre a sensibilidade do público e a necessidade de escolher cuidadosamente suas palavras. A utilização do termo gerou críticas, com preocupações de que a expressão poderia ser interpretada como pejorativa e desrespeitosa em um contexto que promove a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

19/07
11:37

PESQUISA ELEITORAL

Uma pesquisa eleitoral divulgada hoje indica que, em um possível segundo turno para a Prefeitura de Manaus, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) venceria o atual prefeito David Almeida (Cidadania) com 46,20% contra 40,80% dos votos válidos. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), aparece em terceiro lugar com 12,90%, enquanto o deputado federal Alberto Neto (PL) está em quarto com 10,80%. No cenário estimulado, há um empate técnico entre David Almeida e Amom Mandel, ambos com cerca de 28%. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Ver mais >>

Programas