Presidente reiterou que alocar partidos que queiram integrar o governo faz parte da política
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou substituições em ministérios, mas disse que o tema ainda será discutido. A declaração foi feita nesta terça-feira (25) durante o bate-papo semanal Conversa com o Presidente.
“Eu acho plenamente possível [substituir o comando de ministérios]. Nós vamos discutir isso nos próximos dias. Eu não tô preocupado. Ainda não fiz nenhuma conversa com ninguém”, afirmou o presidente.
Lula ressaltou que as negociações com partidos políticos que desejam integrar a base do governo são características do jogo político.
“É normal que se esses partidos quiserem apoiar a gente, você tente arrumar lugar para colocar, para dar tranquilidade ao governo nas votações que precisamos para melhor aprimorar o funcionamento do Brasil”, declarou Lula.
O petista destacou ainda que busca conversar com as legendas para entender suas demandas e detalhou sua relação com o chamado Centrão – bloco de partidos sem orientação ideológica específica.
“O Lula não conversa com o Centrão. O Lula conversa com os partidos políticos individualmente. Eu posso conversar com o Progressistas, posso conversar com o União Brasil, com os partidos que são da base, mas eu não reúno o Centrão. O Centrão não existe, ele é o ajuntamento de um grupo de partidos em determinadas situações”, observou Lula.
Contudo, o presidente alertou: “Não é o partido que quer vir para o governo que escolhe o ministério. Quem escolhe o ministério é o presidente da República, quem indica o ministério é o presidente da República, quem oferece o ministério é o presidente da República.”
Com informações da CNN*
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário