PAÍS | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está decidido a indicar o advogado Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo com posições contrárias por parte do seu grupo aliado. A informação, divulgada nesta segunda-feira (8), é do Estadão. De acordo com o jornal, Lula disse não estar preocupado com possíveis […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está decidido a indicar o advogado Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo com posições contrárias por parte do seu grupo aliado. A informação, divulgada nesta segunda-feira (8), é do Estadão.
De acordo com o jornal, Lula disse não estar preocupado com possíveis repercussões negativas por escolher seu advogado para ocupar a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no STF e tem como candidato favorito o advogado baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, que trabalhou na Corte e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde que o presidente mostrou preferência pelo homem que o livrou da prisão, definido por ele como uma “revelação jurídica”, Zanin passou a ser alvo de críticas, que citam desde “impedimento ético” a “conflito de interesses”, já que ele defendeu Lula nos processos da Lava Jato.
Defesa
Nas últimas semanas, magistrados saíram em defesa de Cristiano Zanin. “Não vejo nenhum obstáculo para a indicação de Zanin, que eu reputo como um ótimo advogado e muitas vezes foi incompreendido”, disse o ministro do Supremo, Gilmar Mendes.
Seu colega do STF, Luís Roberto Barroso, compartilhou da opinião, afirmando não ter conflito ético na escolha de alguém com quem se tem relação pessoal.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também deu sinal verde para a indicação. “Sobre o Zanin, nunca ouvi resistências”, disse em recente entrevista ao O Globo.
Fonte: Terra Brasil Notícias
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário