AO VIVO

Lula decide por ora manter Daniela Carneiro no Ministério do Turismo

Ambos se reuniram por cerca de 1h30 nesta terça-feira (13)  no Palácio do Planalto.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter no cargo, por ora, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Ambos se reuniram por cerca de 1h30 nesta terça-feira (13)  no Palácio do Planalto. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participou do encontro. A ministra participa de audiência pública na comissão de Turismo da Câmara dos Deputados às 15h nesta 3ª feira e estará presente na reunião ministerial que Lula realizará na quinta-feira (15), segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência.

A expectativa de aliados do presidente e de integrantes do União Brasil era de que a ministra perdesse o cargo por pressão do partido. Em abril, Carneiro pediu desfiliação da legenda, sob acusação de assédio por parte do diretório nacional do partido. Ela quer sair da legenda por justa causa para não perder o mandato de deputada federal por quebra da fidelidade partidária, conforme determina a Lei 9.096, de 1995.

Desde então, a permanência da ministra estava sendo questionada, uma vez que, com a desfiliação de Carneiro, a legenda perderia um ministério no governo.

Além do Turismo, o União Brasil está no comando de outras 2 pastas: Integração Regional, de Waldez Góes, e Comunicações, de Juscelino Filho. Góes, no entanto, não é filiado ao União Brasil, mas sim ao PDT. Ele é contado como da cota do partido, porém, porque foi indicado pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O marido de Carneiro, Wagner dos Santos Carneiro, conhecido como Waguinho (Republicanos), esteve com Lula em 7 de junho para pedir pela permanência da mulher no ministério. Ele é prefeito de Belford Roxo (RJ), na baixada fluminense, e apoiou o presidente na região durante a campanha eleitoral.

Carneiro pretende ir para o Republicanos, mesmo partido do marido. Contudo, a legenda já disse que não irá para a base do governo. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é do partido e é tido como um dos principais nomes da direita para a disputa presidencial de 2026, por isso o Republicanos rejeita a ideia de assumir um posto no 1º escalão do governo Lula.

 

Com informações do site Poder360

Foto: Ricardo Stuckert

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas