Governo do Amazonas possui meta da entrega de 100 laboratórios em todo estado até o fim do ano
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
AMAZONAS
O governador do Amazonas em exercício, Tadeu de Souza, inaugurou, nesta segunda-feira (17),um laboratório de robótica – Espaço Maker – no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos, zona sul de Manaus.
De acordo com o governador em exercício, 24 laboratórios de Espaços Maker foram entregues no interior e 27 na capital e até o fim do ano 100 serão entregues pelo governo em todo estado.
“Existe toda uma qualificação e estratégia da Secretaria de Educação de fazer uma de laboratórios tanto na capital quanto no interior e até o final do ano outros laboratórios serão realmente entregues “, afirmou Tadeu.
“Os laboratórios representam uma nova cultura dentro do processo educacional que é a cultura de autoaprendizagem, da capacidade do aluno, da criança, do adolescente. superar desafios com supervisão e mentoria”, destacou o governador, em exercício.
Lançado pelo governador Wilson Lima em 2021, os laboratórios integram o projeto Fazer para Aprender, que faz parte do programa Educa+ Amazonas. O objetivo é fomentar metodologias ativas de aprendizagem (mão na massa) nas escolas da rede estadual de ensino, em ambientes que usam a problematização como instrumento de incentivo à pesquisa e protagonismo dos estudantes.
O projeto Fazer para Aprender foi criado para possibilitar aos estudantes da rede estadual atividades práticas e experimentais nas mais diversas áreas de conhecimento, aproximando-os de situações desafiadoras e os instigando na busca da resolução de problemas. O foco é a melhoria da aprendizagem, o desenvolvimento de projetos, de acordo com o contexto local, e, até mesmo, no empreendedorismo.
A iniciativa possui atividades pedagógicas práticas e experimentais, sob uma articulação interdisciplinar e planejamento que responde às competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, conta com a elaboração e o compartilhamento de material pedagógico complementar, tanto para docentes quanto discentes.
Foto Pablo Medeiros
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário