O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará uma visita histórica à Amazônia, acompanhado do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará uma visita histórica à Amazônia, acompanhado do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. A viagem está programada para os dias 16 ou 17 de novembro, antes da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 deste mês.
Segundo informações da CNN Brasil, inicialmente planejada para Belém (PA), a visita será realizada em Manaus (AM) devido à melhor infraestrutura da capital amazonense para receber Biden.
A ideia surgiu durante conversa entre Lula e Biden na Assembleia Geral da ONU em setembro, substituindo a promessa de uma visita oficial de Biden a Brasília.
Biden manifestou interesse em conhecer a região amazônica, alinhado à política externa americana de cooperação ambiental.
Os preparativos para a visita do presidente americano, Joe Biden, a Manaus já começaram, conforme a página Aviação Amazônia, que registrou a chegada da primeira aeronave C-17 (Boeing C-17A Globemaster III) 08-8197, trazendo equipamentos para a visita presidencial. Ainda segundo as informações, são esperados dezenas de voos como este até o dia 16 de novembro.
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário