AO VIVO

Governo promove nova baixa no Exército dois dias após demissão de comandante

Em nova resolução publicada no Diário Oficial da União, quatro oficiais do Exército foram retirados de cargos na Vice-Presidência da República

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou, nesta segunda-feira, 23, a lista de militares dispensados de funções ligadas ao Executivo federal. Em nova resolução publicada no Diário Oficial da União, quatro oficiais do Exército foram retirados de cargos na Vice-Presidência da República, chefiada por Geraldo Alckmin.

No total, o presidente dispensou 89 militares do governo — dos quais 39 atuavam no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, e outros 46 na Coordenação de Administração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

Entre os dispensados pelo governo estão Cabo Matheus Augusto Borges Pessoa, o Sargento Evaldo Cristiano Nunes Moura e tenente-coronel Alexandre de Assis Lauria, todos do Exército e que atuavam na Assessoria Militar da Vice-Presidência. Também foi exonerado o cabo Paula Jhonatan Soares de Souza, do Exército, que estava na função de especialista no Departamento de Administração e Finanças.

‘Crise de confiança’ com militares

No último sábado, 21, o presidente Lula demitiu o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. A decisão foi comunicada ao militar no sábado 21. A medida ocorre em meio à “crise de confiança” do governo nas Forças Armadas.

Arruda estava no Exército desde 28 de dezembro, antes da posse do petista. A demissão teria sido sacramentada em virtude da “falta de disposição” do general de tomar providências para reduzir as desconfianças de Lula em relação a alguns militares. A crise se intensificou depois dos atos de vandalismo registrados em Brasília, no domingo 8.

(*) Com informações da revista Oeste

 

exercito Militares demissão #Lula

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/03
17:47

VIAGEM CARIBE

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.

14/03
17:43

CONCURSO CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.

14/03
17:39

CONCURSO ALEAM

Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.

14/03
17:27

DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.

12/03
17:24

MANAUS SOLIDÁRIA

Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.

Ver mais >>

Programas