AO VIVO
Executivo - 15 de abril de 2022
Foto:

Governo Federal reedita decreto, não poupa ZFM e Wilson Lima anuncia ação no STF

O senador Plínio Valério se manifestou sobre o assunto e disse que a bancada do Amazonas, em Brasília, não vai aceitar o novo decreto que segue ameaçando o modelo econômico da Zona Franca de Manaus

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou na manhã desta sexta-feira (15) que irá ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar o Decreto n. 11.047, publicado, na noite dessa quinta-feira (14), pelo Governo Federal e que trata da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), atingindo diretamente a Zona Franca de Manaus (ZFM). Na nova publicação, não há ressalvas quantos aos produtos produzidos na região, conforma havia sido acordado.

O novo decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), altera o Decreto n. 10.923, mas não excepcionaliza os produtos produzidos na ZFM e ameaça fortemente o modelo econômico do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Estou entrando ainda hoje com uma ação judicial do Supremo Tribunal Federal para revogar essa decisão”, disse Lima.

De acordo com o governador, sua preocupação, no momento, é com “homens e mulheres que moram no Estado do Amazonas e que dependem desses empregos para sustentar suas famílias”. Ele lembro, ainda, que o modelo da Zona Franca de Manaus “é o mais exitoso da Amazônia em termos de desenvolvimento econômico social e ambiental”.

‘Calada da noite’

O senador Plínio Valério (PSDB) também se manifestou sobre o assunto, nesta sexta-feira. Segundo ele, a bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, “não aceitará, de braços cruzados, a decisão do governo de, na ‘calada da noite’ e véspera de um feriado, descumprir acordo firmado com lideranças do Estado e publicar o decreto que reduziu linearmente as alíquotas do IPI em 25%, com efeitos a partir de 1º de maio de 2022”.

O acordo assumido pelo Governo Federal e não cumprido por equipe econômica, era que o decreto editado nesta com a redução do IPI, traria uma ressalva aos produtos produzidos na ZFM. “Que empresa vai querer instalar uma fábrica no longínquo Amazonas se sequer temos uma estrada transitável ligando Manaus aos resto do País? O que queremos e exigimos é que as prerrogativas tributárias constitucionais da ZFM sejam respeitadas em função das dificuldades de levar a frente o projeto que dá emprego, de fábricas sem chaminés, que tiram o caboclo da motosserra e garante preservação de 97% da floresta, única linguagem que os ativistas de plantão entendem”, Valério.

governo federal redução #Wilson Lima IPI zona franca de manaus #plínio Valério

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas