AO VIVO

Governo de Wilson Lima economizou mais de 21 milhões com a modernização em processos de documentos

Com o investimento do governo, atualmente o Amazonas é o segundo estado do país, com agilidade na abertura de empresas

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

AMAZONAS

O governador Wilson Lima participou na manhã desta quinta-feira (15), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, da abertura do Consad Express Manaus, evento voltado aos conselheiros do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).

O tema de sustentabilidade e inovação na pauta da Gestão Pública brasileira, deixou o governador do estado à vontade para explanar os investimentos do Amazonas, com a modernização aplicada em sua gestão.

Lima, ressaltou que no início e seu governo, em 2019, apenas o Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) trabalhava com digitalização de documentos e por isso, em 2020, começou a implementar no estado sistemas de modernização, que atualmente geram economia aos cofres públicos.

Nós deixamos, na verdade de usar, algo em torno de 700 milhões de documentos impressos, 700 milhões de páginas que deixamos de imprimir. Uma economia de algo em torno de 21 milhões de reais e isso colocou o estado do Amazonas em outro patamar”, frisou.

A Jucea que faz o cadastramento e abertura de empresas, conseguiu ser o segundo melhor do Brasil. O estado do Amazonas, é o segundo estado, onde se menos demora para abrir uma empresa. E você não precisa ir na Jucea, se você tem toda documentação, você abre através do seu celular ou do computador da sua empresa”, complementou.

Segundo o governador, desde o início da sua gestão o principal desafio foi modernizar o estado, principalmente com a logística existente.

O estado do Amazonas tem diferente de qualquer região do Brasil, nos temos aqui a maior extensão territorial do país. (…) O estado do Amazonas tem o maior vazio de comunicação do Brasil. Eu tenho municípios em que não é possível usar a internet móvel. Não funciona, municípios de 40 ou 50 mil habitantes. Onde você não consegue se comunicar pelo telefone”, relatou.

Para as adversidades da região, Wilson contou sobre as manobras e os altos investimentos realizados, como o Centro de Mídias que leva educação para as comunidades mais distantes, da mesma forma que ela é utilizada para fazer a Telemedicina.

O estado tem uma despesa muito alta, para poder reservar hora no satélite para gente ter essa internet via satélite, para gente ter essa Internet via satélite, para garantir esses serviços no interior”.

 

Sustentabilidade

Wilson afirmou que no estado 100% dos processos tramitam de forma digital e citou Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) como as mais modernas do Brasil, onde no Ipaam 100% dos processos são digitalizados.

O governador citou que o estado, mesmo com as características de dificuldades com logística, comunicação e a área diferenciada do restante do país, deve ser exemplo com o processo de modernização e digitalização, para a preservação do meio ambiente.

O estado do Amazonas é o estado mais preservado do mundo, nós temos 1,5 milhão de quilômetros quadrados, desse total 97% estão preservados. (…) A gente tem feito um trabalho muito forte para questão da sustentabilidade. Isso é importante para o estado do Amazonas, para nossas populações, mas é importante também para o Brasil e para o mundo” destacou.

Segundo Lima, o processo de modernização realizado por seu governo viabiliza também os investimentos na região, atraindo empreendedores e geração de empregos.

O processo de modernização, é realizada inclusive para intervir para que sejam desenvolvidos, montar estruturas, fazer construção tributária, criar as condições necessárias para que as empresas tenham viabilidade para vir a regiões como o Amazonas,  fazer o seu investimento e também cumprir seu papel social que é de gerar empregos e gerar renda”, salientou.

Foto Pablo Medeiros

cosad digitalização modernização #Wilson Lima #Governo do Amazonas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

05/09
10:27

CONTAS REPROVADAS

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.

03/09
23:01

ATO CANCELADO

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.

02/09
14:39

MORRE PROCURADOR

O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.

02/09
14:34

ALERTA

O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

Ver mais >>

Programas