AO VIVO

Wilson Lima assegura produção rural, turismo e segurança para quatro comunidades da BR 174

O governador também anunciou que este ano fará a entrega dos títulos definitivos dos moradores das comunidades

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

AMAZONAS

Nesta terça-feira (13) o governador Wilson Lima (União Brasil), entregou 16 quilômetros  revitalizados para quatro ramais, dois da rodovia BR-174, beneficiando as comunidades Sol Nascente, com 1,98 quilômetros; Frederico Veiga, com 3,48 quilômetros; Cláudio Mesquita, com 4,8 quilômetros; e Novo Paraíso, com 5,43 quilômetros; além de uma rotatória.

A obra do governo do Amazonas nos ramais impacta positivamente na economia local e escoamento da produção rural, que devido as dificuldades do trajeto ficavam prejudicadas na sua distribuição.

Residente desde o início da comunidade Novo Paraíso, Rodrigo Moura Paulo, 30, motorista, explicou que antes da obra do governo a comunidade passava por dificuldades devido a falta de asfaltamento.

A gente tinha uma dificuldade muito grande de escoar a nossa produção e com o asfalto melhorou 100% a vida de todos os agricultores que moram aqui dentro da comunidade. (…) antigamente quando nós tínhamos somente o ramal, a gente tinha bastante dificuldade, por causa que era no barro, carro quebrava, carro atolava”, frisou o morador.

O asfaltamento realizado na obra, nos quatros ramais receberam trabalhos de hidrossemeadura, uma técnica que consiste em retocar o solo com sementes e adubos minerais para evitar erosão dos barrancos nas laterais das pistas. Foram realizadas a terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização horizontal e vertical.

Para o governador do estado assegurar a qualidade de vida para as comunidades, faz parte de sua missão, e as demais obras em ramais serão entregues com os mesmos benefícios.

No meu governo, essa é a prioridade, não é fácil fazer uma obra como essa daqui. Eu sei que tinha gente desacreditada, veio com essa conversa de resolver nosso problema aqui (…) eu não prometo e não assumo qualquer compromisso que não possa assumir”, ponderou Wilson.

No evento também foram realizadas, para os moradores das comunidades, a entrega do Cartão do Produtor Primário e o Cheque do Crédito Rural.

Lima também se comprometeu a realizar mais uma obra do local, até o fim do ano, a pedido dos moradores da comunidade Claudio Mesquita, que reclamavam das condições de tráfego. Como explicou Zeneide Freire Pinheiro, 66, que havia sido realizado um trabalho  nas vias da comunidade, mas que a erosão deixou o local sem mobilidade.

Inclusive os ônibus da escola não estão mais nem descendo, porque não tem mais condições de entrar nas ruas. Uma vez ele (Wilson) foi, arrumou e ficou legal, mas aí com as chuvas estragou tudo”, lamentou.

Em resposta o governador apresentou o projeto, iniciando a licitação para prosseguimento das obras.

A gente vai fazer todo esse trabalho, tô mandando para licitação, esse ano ainda a gente vai começar. E não vai ser recuperação, vai ser o asfalto que está aqui”.

whatsapp image 2023 06 13 at 12.23.29

Outro benefício anunciado por Lima foi a regularização fundiária aos moradores do local, para garantir que os produtores possam ser os proprietários das terras onde cultivam.

Daqui a 30 a 45 dias o cadastro dessas quatro comunidades vai estar concluído. E nesse ano nós vamos começar a entregar os títulos definitivos. Para que vocês tenham a certeza de que a terra é de vocês”, anunciou.

 

A vida dos produtores das quatro comunidades

O ramal Cláudio Mesquita dá acesso ao ramal Sol Nascente que, por sua vez, permite a entrada nos ramais Frederico Veiga e Novo Paraíso, por meio de uma rotatória. Com a conclusão das obras, atividades como a avicultura, a produção de tambaqui e cultivo de hortaliças ganham impulso.

A pavimentação das vias também fomenta o turismo na região. Os ramais dão acesso ao rio Tarumã-Açu.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), 340 famílias vivem no entorno do ramal Novo Paraíso e desenvolvem a avicultura, com 12.100 bicos de aves de corte e postura; produzem hortaliças em 7,5 hectares, incluindo couve, coentro, cebolinha e alface; e atividades como a piscicultura, com 2,5 hectares de lâmina d’água e cultivo de tambaqui; e a fruticultura, com 46 hectares com banana, citros, cupuaçu e açaí.

Já no ramal Frederico Veiga há 120 famílias que trabalham com a fruticultura, sendo 28 hectares com banana, citros, cupuaçu e açaí; piscicultura, com 1,8 hectares de lâmina d’água e cultivo de tambaqui; avicultura, com 6.200 bicos de aves de corte e postura, e na produção de hortaliças como alface coentro, couve e cebolinha, em 4,2 hectares.

No entorno dos ramais Cláudio Mesquita e Sol Nascente vivem 65 famílias de produtores rurais, com atividades como a avicultura, com 3.600 bicos de aves de corte e postura; o cultivo de hortaliças, sendo 15 hectares com couve, alface, coentro e cebolinha; a piscicultura, com 1,2 hectares de cultivo de tambaqui; e a fruticultura, com oito hectares de banana, citros e cupuaçu.

 

Confira o vídeo na comunidade Novo Paraíso

#Wilson Lima #Governo do Amazonas #Asfaltamento BR-174 comunidades produção rural segurança

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas