Momentos do debate entre os candidatos à prefeitura de Manaus, transmitido pela TV Norte Amazonas, foram marcados pela troca de provocações usando termos e itens típicos de feira
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Momentos do debate entre os candidatos à prefeitura de Manaus, transmitido pela TV Norte Amazonas, foram marcados pela troca de provocações usando termos e itens típicos de feira.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) levou uma laranja “de presente” para o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza). Durante a discussão sobre saúde, Amom tirou a fruta do bolso e mostrou para Wilker, dizendo: “Eu tenho um presente para você. No final te entrego, Wilker.” Na política, o termo “laranja” é usado para descrever um candidato de fachada, sem intenções reais de vencer.
Em outro momento, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) foi chamado de “candidato melancia” por Amom. O termo é frequentemente utilizado por militares de direita para se referir a colegas que seriam “verdes por fora” (em alusão à farda militar) e “vermelhos por dentro” (simpatizantes de ideais de esquerda).
Amom questionou Alberto Neto sobre sua alegada postura de “direita raiz,” lembrando que o capitão havia manifestado apoio, em vídeo, ao candidato à prefeitura de Parintins, vereador Mateus Assayag, que é apoiado pelos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), além do prefeito Bi Garcia, todos aliados do presidente Lula (PT).
A tensão entre os dois escalou quando Alberto Neto acusou Amom de compartilhar gabinete em Brasília com parlamentares aliados ao governo Lula. Em resposta, Amom mandou Alberto “tomar vergonha na cara.”
O debate foi realizado na manhã desta segunda-feira (26). Cinco dos sete candidatos a prefeito participam do encontro: Alberto Neto, Amom Mandel, Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU). O prefeito David Almeida (Avante) não compareceu.
Em meio a escândalos, David Almeida foge de mais um debate na TV
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário