AO VIVO

Exposição “Faces do Nascer” e assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Aleam e DPE-AM acontecem na terça-feira

MANAUS | AM Durante a abertura da exposição “Faces do Nascer”, composta por imagens do fotógrafo Evandro Seixas, na terça-feira (9), a partir das 10h30, no Hall Homero de Miranda Leão, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), acontecerá a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Poder Legislativo, por meio da Procuradoria Especial da […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Durante a abertura da exposição “Faces do Nascer”, composta por imagens do fotógrafo Evandro Seixas, na terça-feira (9), a partir das 10h30, no Hall Homero de Miranda Leão, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), acontecerá a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Poder Legislativo, por meio da Procuradoria Especial da Mulher da Aleam com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por intermédio do Comitê Multi-institucional de Combate à Violência Obstétrica.

A deputada Alessandra Campêlo (PSC), que está como Procuradora Especial da Mulher da Aleam, destacou o significado da parceria com o Comitê. “A parceria com o Comitê de Enfrentamento à Violência Obstétrica da DPE possibilitará que a gente faça valer as leis que garantem assistência às mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto. Fiscalizar a efetividade das leis existentes também é atribuição da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa”, enfatiza a parlamentar, que preside a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Casa Legislativa.

De acordo com Evandro Seixas, que atua como fotógrafo da equipe da DPE-AM, a exposição foi uma iniciativa das defensoras Caroline Souza e Suelen Paes, coordenadoras do Comitê de enfrentamento à violência obstétrica. “Fui o responsável por traduzir a conscientização por meio das imagens. Com as minhas fotos, tento passar um alerta e sensibilizar as autoridades e a sociedade como um todo sobre o triste cenário, que ainda acontece nas nossas maternidades, para que políticas públicas sejam criadas a fim de evitar que casos continuem crescendo no Amazonas. A exposição traz essa mensagem com os relatos de mulheres que passaram por essa situação na pele”, explicou.

Para o assessor da Comissão da Mulher, Família e Idoso da Aleam, Lucius Gonçalves, a exposição soma com a lei proposta pela deputada estadual Alessandra Campêlo sobre violência obstétrica. “Esta exposição vem como um alerta sobre este tipo de crime. Existe uma lei da deputada Alessandra, a Lei Ordinária nº 4.848, de 12 de julho de 2019, que trata sobre a violência obstétrica, definindo os tipos e quem são os infratores deste tipo de crime, seja médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem”, destacou.

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas