AO VIVO

Exposição “Faces do Nascer” e assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Aleam e DPE-AM acontecem na terça-feira

MANAUS | AM Durante a abertura da exposição “Faces do Nascer”, composta por imagens do fotógrafo Evandro Seixas, na terça-feira (9), a partir das 10h30, no Hall Homero de Miranda Leão, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), acontecerá a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Poder Legislativo, por meio da Procuradoria Especial da […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Durante a abertura da exposição “Faces do Nascer”, composta por imagens do fotógrafo Evandro Seixas, na terça-feira (9), a partir das 10h30, no Hall Homero de Miranda Leão, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), acontecerá a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Poder Legislativo, por meio da Procuradoria Especial da Mulher da Aleam com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por intermédio do Comitê Multi-institucional de Combate à Violência Obstétrica.

A deputada Alessandra Campêlo (PSC), que está como Procuradora Especial da Mulher da Aleam, destacou o significado da parceria com o Comitê. “A parceria com o Comitê de Enfrentamento à Violência Obstétrica da DPE possibilitará que a gente faça valer as leis que garantem assistência às mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto. Fiscalizar a efetividade das leis existentes também é atribuição da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa”, enfatiza a parlamentar, que preside a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Casa Legislativa.

De acordo com Evandro Seixas, que atua como fotógrafo da equipe da DPE-AM, a exposição foi uma iniciativa das defensoras Caroline Souza e Suelen Paes, coordenadoras do Comitê de enfrentamento à violência obstétrica. “Fui o responsável por traduzir a conscientização por meio das imagens. Com as minhas fotos, tento passar um alerta e sensibilizar as autoridades e a sociedade como um todo sobre o triste cenário, que ainda acontece nas nossas maternidades, para que políticas públicas sejam criadas a fim de evitar que casos continuem crescendo no Amazonas. A exposição traz essa mensagem com os relatos de mulheres que passaram por essa situação na pele”, explicou.

Para o assessor da Comissão da Mulher, Família e Idoso da Aleam, Lucius Gonçalves, a exposição soma com a lei proposta pela deputada estadual Alessandra Campêlo sobre violência obstétrica. “Esta exposição vem como um alerta sobre este tipo de crime. Existe uma lei da deputada Alessandra, a Lei Ordinária nº 4.848, de 12 de julho de 2019, que trata sobre a violência obstétrica, definindo os tipos e quem são os infratores deste tipo de crime, seja médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem”, destacou.

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas