O ex-secretário municipal de Finanças da prefeitura do município de Parintins (AM), Rozinaldo da Silva Carneiro, foi condenado em primeira instância
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O ex-secretário municipal de Finanças da prefeitura do município de Parintins (AM), Rozinaldo da Silva Carneiro, foi condenado em primeira instância, pela prática de ato de improbidade administrativa causador de enriquecimento ilícito e dano ao erário.
De acordo com o Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), a improbidade foi cometida mediante a contratação de Leon Anselmo Cruz para exercer o cargo de eletricista junto ao Poder Público Municipal, quando, de fato, o servidor dava expediente no sítio do ex-secretário, trabalhando como caseiro. “O ato, além de causar prejuízo ao erário, também promovia o enriquecimento ilícito do agente político, que utilizou mão de obra custeada pelo Poder Público, para atender demandas particulares.”, afirma o órgão ministerial.
Rozinaldo da Silva Carneiro e o funcionário por ele contratado foram condenados à perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos requeridos, a ser apurado em sede de liquidação de sentença, à suspensão dos direitos políticos por oito anos; ao pagamento de multa civil equivalente aos valores acrescidos, ilicitamente, e aos danos causados, a ser apurada em sede de liquidação de sentença.
Eles também foram condenados à proibição de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário