AO VIVO

Evento do MPC-AM sobre prevenção a desastres naturais terá participação de diretor do TCU

O encontro será realizado de forma presencial no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e já está com inscrições abertas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

No próximo dia 28 de abril, o Ministério Público de Contas (MPC), com apoio do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), vai realizar a mesa redonda ‘Crise Climática e Prevenção de Desastres no Amazonas’, que terá sete palestrantes, entre eles secretários de pastas como o meio ambiente e da defesa civil, além de um representante da Seinfra Urbana do Tribunal de Contas da União (TCU).

O objetivo do evento é gerar um debate sobre formas de prevenção a desastres naturais como as recentes tragédias ocasionadas por deslizamentos de terras em Manaus após fortes chuvas do inverno amazônico. Podem participar líderes comunitários, estudantes, servidores públicos, entre outros. O encontro será realizado de forma presencial no auditório do TCE-AM e já está com inscrições abertas no link: https://tceam.moodle360.com.br/ead/enrol/index.php?id=783.

Entre os palestrantes confirmados no evento está o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira; o secretário Executivo de Ações da Defesa Civil, Francisco Ferreira Máximo Filho e o diretor da Seinfra Urbana do TCU, José Reinaldo Gusmão.

Também estão confirmadas palestras do procurador de contas Ruy Marcelo, idealizador do evento; do prefeito-presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Anderson Sousa; do secretário de segurança pública e defesa social, Sérgio Fontes, além do defensor público do Amazonas, Rodolfo Pinheiro Bernardo Lobo.

Conforme o procurador de contas Ruy Marcelo, a idealização do evento surgiu em meio aos recentes casos de alagamentos e desbarrancamentos que tiraram vidas e deixaram famílias desabrigadas em Manaus devido às fortes chuvas que atingem a região durante o chamado ‘inverno amazônico’.

“Nós, enquanto representantes do poder público, precisamos dar respostas aos cidadãos sobre os perigos que correm e sobre a melhor forma para que esses tipos de tragédias deixem de ocorrer, portanto a roda de conversa servirá justamente para que a sociedade possa ouvir diretamente de seus representantes quais medidas estão sendo tomadas visando a prevenção a desastres e quais melhores métodos de ação durante um evento trágico”, destacou o procurador.

Apesar de ser realizado presencialmente, no auditório da Corte de Contas amazonense, o evento terá transmissão ao vivo por meio das redes sociais do TCE-AM, entre elas YouTube, Facebook e Instagram. Pensando na inclusão social, a transmissão também contará com a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Foto: Flickr/PMM

(*) Com informações da assessoria

#TCE desastre deslizamento mesa redonda mpc

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas