Comitiva do presidente da República é composta por ministros, governadores, senadores e deputados federais
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS
Em viagem oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou para a China, na manhã desta terça-feira (11), onde deve cumprir agenda até o próximo dia 15. Segundo o G1, a comitiva é composta por 40 autoridades, entre ministros, governadores, senadores e deputados federais.
O governo também informou que empresários acompanham Lula. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os compromissos terão início na quarta (12).
A agenda do chefe do Executivo ao país, que é o principal parceiro comercial do Brasil, inclui uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, com quem pretende reatar as relações diplomáticas e políticas. O encontro deve ocorrer no dia 14.
Lula também deve tratar de relações comerciais e do cenário político global, além de carregar a missão de atrair investimentos junto à segunda maior economia do mundo. As possíveis saídas para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia também estão em pauta, já que o presidente brasileiro quer que a China promova um diálogo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pelo fim do conflito.
Essa será a primeira viagem oficial de Lula à China desde que tomou posse em janeiro. Inicialmente, a visita deveria ter ocorrido no dia 25 de março, porém foi adiada por conta de um diagnóstico de pneumonia do mandatário.
Integrantes da comitiva
Ministros
Inicialmente, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, estavam na lista de integrantes da comitiva, mas desistiram da viagem.
Em nota, a assessoria de Silveira, informou que ele ficou “para cumprir outras agendas no país e dar prosseguimento a ações em curso no ministério”. Já Dias, segundo a pasta, permaneceu por conta das enchentes no país e para organizar uma reunião com os governadores.
Governadores
Senadores
Deputados federais
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário